no ,

Vídeos no TikTok pode demitir por justa causa?

Vídeos no TikTok pode demitir por justa causa?
Vídeos no TikTok pode demitir por justa causa?

Primeiramente, é muito comum trabalhadores acabando misturando sua vida pública com o trabalho. Ainda mais aqueles que estão em tal ambiente a muito tempo. Entretanto, a pessoa sempre fica com uma pulga atrás da orelha, de o que pode ou não ser feito, como o conteúdo gravado para redes sociais, como o TikTok.

Então, quer saber se gravar vídeos para rede social pode levar a sua demissão de seu trabalho e quais podem ser as consequências? Continue lendo a matéria abaixo, que vamos esclarecer as principais dúvidas que pessoas tem.

Vídeos no TikTok podem levar demissão por justa causa do emprego?

A vida na internet hoje em dia é parte do cotidiano das pessoas, e muitas acabam misturando a criação de conteúdo com o trabalho e vida pessoal. Com o TikTok sendo uma rede que tem vários conteúdos, seja humor, curiosidades e até vídeos educacionais.

Por isso, é comum que muitas pessoas tenham o interesse de mostrar o que elas fazem, seja estudos ou trabalho.

Contudo, houve uma estagiária que trabalhava na Prefeitura de São Francisco do Sul, em Santa Catarina que foi desligada. O motivo, foi que ela gravou um vídeo com músicas impróprias que possuem conotação sexual. E acabou abrindo uma discussão sobre quais direitos a empresa tem e dos funcionários sobre tais postagens na internet.

Além disso, houve outro caso que viralizou em redes sociais, onde uma mulher e amigas e uma legenda que dizia “eu e minhas amigas indo processar a empresa tóxica”. E as amigas eram testemunhas de tal caso que chega nas mãos de uma juíza. Mas o depoimento delas foi descartado, que acabou prejudicando sua ação.

Saiba o que a lei fala sobre a justa causa

Antes de mais nada, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) imprime 14 situações que podem levar a pessoa ser dispensada por justa causa. Com uma delas dentro do artigo 482, que enquadra funcionários que cometam algum ato que prejudique a honra ou imagem da empresa ou empregador, assim configurando a ação como insubordinação ou má conduta.

Então, todos que usarem redes sociais para falar mal do trabalho ou prejudicar a imagem da empresa de alguma forma, podem levar ter uma justificativa para sua demissão. Entretanto, a demissão por justa causa não é a primeira medida que é tomada em tais casos. Com ela sendo a mais brusca, tendo em vista que o trabalhador perde os seus direitos trabalhistas, como rescisão e seguro-desemprego.

E uma coisa que pode acontecer antes da dispensa é uma advertência verbal ou escrita, fora uma suspensão de 30 dias. Mas se o funcionário continuar com tal comportamento indevido, ele pode sim ser demitido por justa causa.