no ,

Vice-presidente Geraldo Alckmin assume MDIC e faz comunicado

Vice-presidente Geraldo Alckmin assume MDIC e faz comunicado
Vice-presidente Geraldo Alckmin assume MDIC e faz comunicado

Em cerimônia feita nesta última quarta-feira, dia 4 de janeiro, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entregou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ao vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro(PSB). A transferência foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Antes de desenvolver de fato seu discurso, o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou seu compromisso com o setor civil, a laboriosa indústria manufatureira e a indústria de serviços.

Alckmin mencionou a necessidade de manter a sustentabilidade, isto, por meio de uma reindustrialização.

Mas do que se trata de fato essa Reindustrialização?

Afirmando que o Brasil precisa se reconstruir, o vice-presidente de Lula, Alckmin, afirmou em seu discurso que o momento é de construção. Ele indicou que o governo brasileiro precisa revigorar a agroindústria e reconstruir todo o parque industrial.

O ministro acredita que será difícil dinamizar a economia e agregar valor ao emprego com a inclusão de trabalhadores. Ele também acredita que isso será difícil para o governo como um todo. No entanto, ele afirma que todo o governo está empenhado em criar um futuro mais justo e melhor.

Ele criticou duramente o governo anterior e declarou que os últimos quatro anos de descaso e má gestão do governo continuaram. Da mesma forma, Alkmin afirma que o país precisa se reindustrializar para alcançar o desenvolvimento sustentável e recuperar sua posição de liderança.

O ministro considera urgente um plano de reindustrialização devido à guerra na Europa e às mudanças climáticas significativas no rescaldo da covid. Além disso, ele acredita que isso é necessário devido ao aumento da participação pública no PIB.

Enquanto à sustentabilidade?

Além da necessidade da reindustrialização, o ministro também destaca a necessidade de consenso ao defender a sustentabilidade. Ele acredita que isso é necessário para que as empresas não causem ainda mais danos ambientais.

Para manter uma economia de Baixo Carbono, as indústrias devem priorizar o apoio a políticas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Eles também devem se concentrar no uso de tecnologias limpas.

O Brasil terá um papel fundamental no esforço global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio do processo de descarbonização do carbono. Isso deve ser feito por meio de um processo de produção confiável, seguro e sustentável.

Outrossim, isso só será possível investindo em tecnologias modernas, pesquisas e ideias. Gonzales afirmou que a reindustrialização é necessária para que a justiça social possa ser mantida enquanto o desenvolvimento é retomado.

Ademais, Alckmin disse que vai empossar um ministro ou secretária da economia “verde” com o objetivo de descarbonização e bioindústria, e esta pessoa, diz ele, irá trabalhar com a ministra Marina Silva, e que isso seria uma prioridade.