no ,

Viajar Sem Burocracia: EUA Deixa Visto Mais Fácies De Serem Tirados

EUA Deixa Visto Mais Fácies De Serem Tirados.
EUA Deixa Visto Mais Fácies De Serem Tirados.


Boas notícias: agora, é possível viajar mais fácil! Algumas medidas irão auxiliar no tempo de emissão do visto americano. Entenda melhor aqui.

Desde metade do ano passado, algumas medidas estão sendo tomadas concernente a certos tipos de vistos norte-americanos. A prática visa deixar a emissão dos vistos menos burocrática.

Dessa forma, a medida valeria até o fim de 2022, mas o prazo permanecerá até dezembro de 2023. Portanto, será possível então dispensar a entrevista presencial nos consulados, assim como nas embaixadas, em alguns casos.

Pela facilidade, presume-se que o tempo de espera para vistos para estudantes, turismo, intercâmbio e trabalho reduzam pelo menos pela metade.

Ademais, as pessoas que já tiveram o visto americano concedido, não necessitarão mais passar por entrevista na sua renovação do documento.

Mas vale ressaltar que, haverá uma exceção, quando se tratar do visto anterior, este que tiver mais de 48 meses. Para tanto, essa regra incluirá os tipos de vistos B1 e B2, de negócios e turismo.

Além do mais, os estrangeiros que irão aos Estados Unidos trabalhar, seja temporário ou sazonal, necessitarão emitir ou renovar o visto H-2. Dessa maneira, com essa autorização, tampouco há obrigatoriedade de realizar a entrevista nos consulados.

Também, mesmo em casos de ausência de um visto americano anterior, caso o cidadão solicitar os vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q, não mais passará pela entrevista do consulado. Porém, caso esse solicitante já tenha tido a entrada negada no país, a entrevista permanece sendo obrigatória.


Já concernente a aqueles que estão em busca dos vistos F, M e J, que são a estudo e intercâmbio, estes também terão o processo de emissão descomplicado, não necessitando, portanto, passar pela entrevista.

Tirar visto mais e viajar mais rápido: Impacto positivo para brasileiros


Conforme especialista na área, “É muito positivo ver o esforço do Departamento de Estado para reduzir o tempo de espera na emissão de vistos, especialmente com medidas que impactam o visto de turismo, que representa mais de 90% dos pedidos brasileiros”, explica.

Veja também: Projeto do CadÚnico possibilita viagem de graça 

Primeiramente, é necessário entender como o Jovem ID foi criado. O programa é destinado aos assinantes do CadÚnico que desejam viajar de graça.

Portanto, para aceder à Identidade, os jovens devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar matriculado no CadÚnico há pelo menos 24 meses (dois anos);
  • Deve ter entre 15 e 29 anos;
  • Receber até dois salários mínimos mensais como parte da renda mensal de sua família.

Entretanto, não é necessário possuir carteira de estudante para participar do programa. Ou seja, não é preciso matrícula em uma instituição de ensino para viajar de graça.