no

Veja se trabalhador com 60 anos de idade pode retirar os valores do FGTS!

Veja se trabalhador com 60 anos de idade pode retirar os valores do FGTS!
Veja se trabalhador com 60 anos de idade pode retirar os valores do FGTS!

Trabalhador com 60 anos pode sacar valores do FGTS? Os empregados que atingirem a idade de 60 anos poderão sacar o saldo de sua conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

É o que estabelece o projeto (PL 5.518/2019), que deverá ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Da senadora licenciada Rose de Freitas (Podemos-ES), o texto modifica a legislação do FGTS (Lei 8.036, de 1990) ao inserir a hipótese “quando o trabalhador tiver 60 anos ou mais” na parte que enumera as possibilidades do movimento.

Hoje, a lei prevê situações como demissão sem justa causa ou rescisão do contrato de trabalho, aposentadoria previdenciária, três anos ininterruptos fora do FGTS, saque por aniversário ou saque a qualquer tempo com saldo inferior a R$ 80.

Mais de 13 milhões de pessoas não fizeram o saque de R$ 1 mil do FGTS

Como fica com a mudança na regra do FGTS

Rose de Freitas destaca que a lei atual prevê que os trabalhadores possam sacar dinheiro de suas contas a partir dos 70 anos.

No entanto, ele ressalta que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741 de 2003) estabelece essa condição para qualquer pessoa com 60 anos ou mais.

Segundo o autor, a mudança nas regras do FGTS é um esforço para harmonizar “a finalidade do item com as políticas voltadas para a população idosa”.

O autor destaca ainda que a titularidade do FGTS é exclusiva do trabalhador.

Assim, segundo Rose, a chegada dos cidadãos à velhice exige verbas adicionais para a nova realidade assistencial, que, infelizmente, o governo não está conseguindo cumprir.

O senador acrescenta que cabe ao trabalhador compensar essa ausência com seus próprios recursos.

Nada melhor do que permitir que o trabalhador use o FGTS a seu favor, argumenta Rose.

Portanto, o relator, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), é favorável a essa questão. Segundo ele, trata-se de uma “alteração merecida e justa”.

Mecias acrescenta que a mudança terá muito pouco impacto no fundo porque “a mudança máxima de idade é talvez uma das menores”.

No caso de aprovação do CAS, o projeto será encaminhado à Comissão Econômica (CAE) para análise, onde será tramitado de forma definitiva.

Audiências públicas

Na mesma reunião, o CAS votará uma série de pedidos de realização de audiências públicas.

Entretanto, o primeiro-ministro, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), quer discutir o PL 5.518/2019 em oposição aos projetos do governo para o FGTS.

Ele lembra que há duas semanas o Senado aprovou uma liminar que ampliou as opções de saques da conta do FGTS (MP 889/2019).

Projetos para regulamentar profissão

Também está na pauta da comissão um projeto que regulamenta a profissão de transcritores e revisores de textos em Braille (PLS 50/2017) e um projeto que estabelece um programa de certificação do artesanato brasileiro (PLS 256/2015).

Aliás, outro projeto que deve ser votado é o que estabelece a prática de ginástica laboral diária para servidores, efetivos ou autorizados, terceirizados e estagiários nas atribuições da União, estados, distrito federal e municípios (PL 3.273/2019).