no

Suspensão do INSS: veja possibilidades e fuja da hipótese

Suspensão do INSS: saiba possibilidades
Entenda quais são as possibilidades de suspensão do INSS e fique atento

Você sabe quais são as causas que podem fazer com que o seu INSS seja congelado? Em outros termos, existem hipóteses de suspensão do INSS.

Caso não esteja por entro, preparamos uma lista específica para quem já é beneficiário do INSS ou já contribui para a Previdência Social e pretende se aposentar.

Assim, leia abaixo os principais motivos que levam à suspensão do INSS, veja possibilidades e fuja da hipótese.

Em quais hipóteses há suspensão do INSS?

Até agora, em 2022, o INSS possui mais de um milhão de apólices suspensas. Da mesma forma, em 2021 foram mais de 5 milhões. Em alguns casos, ocorre o cancelamento do INSS.

Segundo a CAIXA

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção dos servidores públicos. Para receber o benefício, o empregado deve pagar uma contribuição mensal ao INSS em um determinado período de tempo, que varia de acordo com o tipo de aposentadoria.

Após o início do pagamento conforme a lei, em quais situações poderá haver suspensão?

Periodicamente, o INSS toma providências para analisar os benefícios pagos. As atividades de suspensão e congelamento do INSS são chamadas de Pente Fino do INSS. O objetivo dessas atividades é buscar fraudes e irregularidades nos pagamentos do INSS aos beneficiários.

Portanto, constatando fraude ou irregularidade, o pagamento do benefício do INSS poderá ser suspenso. Porém, vale lembrar que a suspensão não é automática.

Quando as violações são descobertas, a seguradora é notificada com antecedência para resolver as pendências.

No entanto, não havendo a resolução do problema, o INSS será suspenso. Assim, ao receber uma mensagem acerca do INSS (status indeferido), o ideal é entrar em contato com a instituição para regularizar a situação.

Onde devo regularizar minha situação?

O contato pode ser feito pela internet, aplicativo (Meu INSS) ou telefone.

Assim, caso seu INSS ainda esteja cancelado, você pode solicitar a reativação de seus benefícios através do programa Meu INSS.

Observações importantes:

  1. Portador de Deficiência: por exemplo, pensão por invalidez e doença, é obrigado a submeter-se a um exame técnico. Se você não comparecer, seus pagamentos do INSS podem ser congelados também.
  2. O certificado de padrão de vida também é obrigatório todos os anos. A certidão de vida é um meio pelo qual o INSS confirma que o beneficiário está vivo. Se o padrão de vida não for comprovado, o pagamento do INSS será suspenso.

Assim, vale estar atento às hipóteses e evitar a suspensão do INSS.