Pagar as contribuições do INSS é muito importante. Pois, é uma forma de se programar e ter uma segurança no final da vida. Primeiramente, começa-se a pagar as contribuições para o INSS, e identifica-se qual tipo de segurado é:
- Autônomo (contribuinte individual);
- Empregada doméstica (doméstico);
- Pessoa que não exerce atividade remunerada no momento (facultativo);
- Trabalhador rural que deseja complementar a contribuição obrigatória (segurado especial);
Veja como fazer para pagar o INSS
De fato, emitir a GPS é algo muito mais simples do que parece e pode ser feito de forma online pelo site da receita federal, ou também de forma manual no chamado “carne” do INSS.Para se inscrever precisará das seguintes informações:
1-Dados pessoais
2-Endereço
3-Categoria (código de pagamento);
4-Número do NIT/PIS/PASEP (identificador);
5-Competência (mês da contribuição)
6-Salário de contribuição sobre o qual vai efetuar o recolhimento;
Dessa forma,a emissão e pagamento das Guias de Previdência Social em dia garantem a você todos os benefícios do INSS, inclusive, as aposentadorias.
Tire suas dúvidas no atendimento 135 do INSS
De fato, a Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Ele é considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir do celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.
Então, quando o segurado do INSS ligar para a Central 135, poderá obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.
Qual assunto do INSS pode resolver pelo 135?
- Atualização de dados cadastrais;
- Agendamento e resultado de perícia médica;
- Consulta à revisão do benefício;
- Pedido de cessação de benefício por óbito;
- Cadastro ou renovação de representante legal;
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
- marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
- requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
- fazer a inscrição como contribuinte;
- pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
- conferir o andamento dos processos em andamento;
- verificar data de pagamento de benefícios;
- obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
- registrar reclamações, elogios ou denúncias.