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Veja Como Ser Contribuinte do INSS

PASSO A PASSO PARA PAGAR O INSS
PASSO A PASSO PARA PAGAR O INSS

Pagar as contribuições do INSS é muito importante. Pois, é uma forma de se programar e ter uma segurança no final da vida. Primeiramente, começa-se a pagar as contribuições para o INSS, e identifica-se qual tipo de segurado é:

  • Autônomo (contribuinte individual);
  • Empregada doméstica (doméstico);
  • Pessoa que não exerce atividade remunerada no momento (facultativo);
  • Trabalhador rural que deseja complementar a contribuição obrigatória (segurado especial);

Veja como fazer para pagar o INSS

De fato, emitir a GPS é algo muito mais simples do que parece e pode ser feito de forma online pelo site da receita federal, ou também de forma manual no chamado “carne” do INSS.Para se inscrever precisará das seguintes informações:
1-Dados pessoais
2-Endereço
3-Categoria (código de pagamento);
4-Número do NIT/PIS/PASEP (identificador);
5-Competência (mês da contribuição)
6-Salário de contribuição sobre o qual vai efetuar o recolhimento;

Dessa forma,a emissão e pagamento das Guias de Previdência Social em dia garantem a você todos os benefícios do INSS, inclusive, as aposentadorias.

Tire suas dúvidas no atendimento 135 do INSS

De fato, a Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.

Ele é considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas, a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e, a partir do celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

Então, quando o segurado do INSS ligar para a Central 135, poderá obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.

Qual assunto do INSS pode resolver pelo 135?

  • Atualização de dados cadastrais;
  • Agendamento e resultado de perícia médica;
  • Consulta à revisão do benefício;
  • Pedido de cessação de benefício por óbito;
  • Cadastro ou renovação de representante legal;
  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
  • marcar hora de atendimento presencial nas agências (durante a pandemia);
  • requerer o pedido de prorrogação ou reconsideração do auxílio-doença;
  • fazer a inscrição como contribuinte;
  • pedir a revisão do benefício solicitado ou já emitido;
  • conferir o andamento dos processos em andamento;
  • verificar data de pagamento de benefícios;
  • obter orientações e informações gerais sobre os serviços da Previdência Social;
  • registrar reclamações, elogios ou denúncias.