no

Veja quem será o “faz tudo” de Lula no novo Governo

Veja anúncio de Haddad para Ministério da Fazenda
Governo Lula terá braço direito e Haddad é anunciado

Às vésperas de chegar ao poder, o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva realiza movimentações e prepara novos aliados para serem nomeados para cargos no governo.

“Seu trabalho é reunir sua equipe e mostrar resultados antes de assumir o cargo.” Assim, o futuro presidente Lula (PT) anunciou a nomeação de Fernando Haddad como o novo ministro da Fazenda de seu governo.

Dessa forma, vemos que o político está cotado não somente para cadeira no Ministério da Fazenda como, também, braço direito do presidente eleito Lula. Assim, conheça através desse artigo quem será o “faz tudo” de Lula no novo governo.

Histórico de Haddad na Política e Educação

Haddad, ex-prefeito de São Paulo, teve longa e destacada carreira política. Foi professor do Curso de Pensamento Político Contemporâneo da Faculdade de Filosofia, Letras e Humanidades da USP.

Haddad era analista de investimentos do Unibanco e foi nomeado chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Capital durante o governo Suplicy. Com sua experiência na administração pública, Haddad na Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo em 2001 herdou diversos problemas financeiros da gestão anterior de Celso Pitta.

Desta foram, seu currículo também inclui a responsabilidade de criar PPP (Parcerias Público-Privadas). Em 2003, Haddad tornou-se assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Administração, também no governo Lula do PT.

Em 2018, substituiu Lula na eleição presidencial, mas perdeu com 44,87% dos votos, enquanto o atual presidente recebeu 55,13%. O criador da Tabela Fipe é a força de Lula.

Haddad e as Políticas Públicas

Além das cédulas criadas por Haddad, talvez a mais famosa delas seja a Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Com isso, muitos vendedores e compradores precisavam saber os preços dos carros usados ​​e seminovos, Haddad e seus amigos criaram a tabela Fipe.

A tabela popularizou-se e hoje é a principal ferramenta de cálculo de preços de veículos usados ​​no Brasil. O documento também serve de cálculo do IPVA.

Com essa criação em mente, o futuro presidente Lula Haddad tem experiência e conhecimento para suceder Paulo Guedes, ministro da Fazenda do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Desta feita, nota-se que a extensa atuação de Haddad nas políticas públicas brasileiras podem representar um forte avanço do Brasil. Assim, o “faz tudo” de Lula deve contribuir à criação de novas políticas públicas e melhorias nos diversos setores do país.