no ,

Valor do Vale-Gás continua em 2023

Valor do Vale-Gás continua em 2023
Valor do Vale-Gás continua em 2023

A partir da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Bondades em agosto deste ano, o governo libera vários benefícios para à população. Com um deles sendo o Vale-Gás Nacional, que abrange várias famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e financeira com 50% do valor do botijão de gás de 13kg.

Então, com a aprovação desta PEC o benefício passou a pagar 100% do valor do botijão de gás. No entanto este pagamento seria até dezembro de 2022.

Mas na última quinta-feira 22 de dezembro, o orçamento de 2023 foi aprovado pelo Congresso Nacional. com o texto prevendo mais R$ 1,5 bilhão para o Vale-Gás. Este valor é somado aos R$ 2,2 bilhões que já haviam sido previstos pelo governo Bolsonaro para este benefício. Assim, o Vale-Gás continua pagando 100% do botijão de gás de 13kg.

Entenda o Vale-Gás

Este programa foi sancionado no dia 22 de novembro de 2021, e nomeado “Gás dos Brasileiros” pelo presidente Jair Bolsonaro com validade de 5 anos. O foco foi amenizar o grande impacto econômico para famílias necessitadas causado pelo aumento do gás.

Então, como acontece com todos os programas sociais do Governo Federal, para famílias serem contemplados pelo Vale-Gás, elas tem ter cadastro no Cadastro Único. E aquelas que tem uma mulher sendo o principal responsável pela família e aquelas vítimas de violência doméstica tem preferência a este benefício.

Como se inscrever para receber o auxílio do governo

Por fim, isso não funciona apenas para o Vale-Gás, mas outros benefícios como o futuro Bolsa Família. É necessário o interessado comparecer a um Centro de Referência Social (CRAS) para realizar sua inscrição no sistema do Governo Federal (CadÚnico).

No entanto, não é certeza que a pessoa inscrita no CadÚnico receberá o benefício, pois no momento, apenas 5 milhões de famílias recebem este benefício.

Por isso, apenas uma em cada quatro famílias tem este direito, tanto o Vale-Gás, quanto o Auxílio Brasil que em breve será substituído pelo Bolsa Família no próximo governo.