no ,

Validade da Carteira de Motorista mudou? Saiba mais

Validade da Carteira de Motorista mudou? Saiba mais

Entenda a nova validade da Carteira de Motorista e não perca tempo para atualizar a sua caso for necessário.

Hoje, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está de cara nova. A versão atual foi lançada em muitos lugares, mas apenas os motoristas que atendem às condições podem liberar o arquivo da mesma. Isso acontece porque a transição será feita gradualmente.

Além disso, as disposições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também sofreram algumas alterações. Com isso, muitos motoristas, mesmo os que estão há anos na área, ainda podem ter dúvidas sobre o que mudou, em relação a validade da CNH.

Essa situação contribui para a disseminação de notícias falsas, por isso é importante estar sempre atento e verificar as informações. Uma notícia recentemente divulgada foi sobre a eficácia da CNH, causando polêmica entre os internautas.

Validade da Carteira de Motorista mudou?

Uma notícia recente que ganhou popularidade nas redes sociais foi a alteração da validade da CNH. Na verdade, trata-se de uma informação. A integridade da CNH continua intacta, conforme as últimas alterações.

  • O primeiro tipo de validade da CNH é de 10 anos. Este tipo de seguro destina-se a condutores com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos.
  • O segundo tipo de validade da CNH é de 5 anos, isso inclui motoristas entre 50 e 69 anos.
  • O último grupo estabelece que a renovação deve ocorrer a cada 3 anos para os maiores de 70 anos.

Anteriormente, a lei estipulava que a renovação deveria ocorrer a cada 5 anos para os menores de 65 anos e a cada 3 anos para os cidadãos acima dessa idade.

Motivos da mudança

A ocorrência real foi o anúncio de que o prazo de renovação da CNH voltaria a ser de 30 dias. A falsa informação que se espalhou sobre a nova validade da CNH de 10 para 4 anos foi divulgada no dia 2 de janeiro de 2023, logo após o anúncio da renovação por 30 dias.

É importante lembrar que esse é o prazo estipulado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, os efeitos da pandemia levaram à suspensão, que regressou em 1 de janeiro de 2023.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, uma parcela significativa das instituições públicas vinculados aos Órgãos já retomaram as operações após 30 dias. A secretaria enfatizou que o boato sobre a alteração da validade da CNH é falso, e que o artigo 147 do CTB, que trata do assunto, continua válido para todo o país.