no ,

Vale-gás tem data e Espirito Santo tem Auxílio Gás estadual?

Vale-gás tem data e Espirito Santo tem Auxílio Gás estadual?
Vale-gás tem data e Espirito Santo tem Auxílio Gás estadual?

Primeiramente, o Auxílio Gás ou também conhecido como Vale-Gás é um programa de distribuição de renda. Este programa foi implementado em 2001 pelo governo federal brasileiro, a fim de atender beneficiários do Bolsa-Alimentação.

Este programa foi refeito em novembro de 2021, devido a crise econômica feita pela pandemia de Covid-19, e foi incorporado ao Auxílio Brasil. E o benefício do Vale-gás pode já ser pago em 2023.

Um novo Vale-gás pode ser pago em 2023

Neste próximo ano, o estado do Espírito Santo pode ter uma espécie de vale-gás mas em caráter estadual. Esta notícia vem através do governador que foi reeleito no estado, Renato Casagrande (PSB). falou em uma entrevista que a ideia vem sido discutida pelos membros do governo do Espirito Santo.

No entanto, para entender a história que envolve o pagamento deste vale-gás estadual, é necessário entendermos o contexto anterior as eleições. Porque o candidato Casagrande disse que iria reduzir o preço do botijão de gás para todas as famílias começando em 2023.

Mas após sua reeleição, o governador começa a dizer que era possível ele não conseguir cumprir a sua promessa. Então, em 23 de dezembro, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decide unificar a alíquota de ICMS sobre o gás de cozinha.

Podendo impedir que o governo local consiga cumprir com sua promessa de diminuir os preços em seu estado.

Entenda o programa nacional do Auxílio Gás

Fora a proposta do governador do Espírito santos, existe uma forma de vale-gás nacional realizando repasse neste momento. Este projeto completa um ano recentemente, neste último mês de dezembro.

Segundo os dados mais recente apontam que existem mais de 5,9 milhões de beneficiários deste benefício.

Nesse sentido, o dinheiro é pago pelo Ministério da Cidadania para pessoas quqe tenham o cadastro ativo e atualizado no CadÚnico. Além disso, é necessário ter uma renda per capita até meio salário mínimo para ter acesso a este programa.

Com a preferência para receber o vale-gás é para pessoas que também são beneficiários que fazem parte do Auxílio Brasil, que também é pago pelo Governo Federal. Mesmo com esta mudança de governo que estamos tendo, o vale-gás nacional deve seguir realizando pagamentos por mais quatro anos.