no

VALE-GÁS: parcela aumentou?

VALE-GÁS: parcela aumentou?
VALE-GÁS: parcela aumentou?

O valor do vale-gás será de 100% do preço médio do botijão de 13 kg apurado com base no levantamento semanal da ANP.

Assim, os destinatários do voucher de gás estão ansiosos pelo início dos pagamentos este ano. No entanto, o auxílio, que passou a ser pago no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro devido ao aumento constante do preço do botijão de gás para cozinha, será mantido pelo governo Lula com aumento do benefício.

O auxílio tem que passar por outras mudanças já que 24 milhões de pessoas deveriam ser pagas, mas apenas 6 milhões receberam parcelas. Entretanto, o novo governo anunciou que o programa será reestruturado para atender todas as pessoas que se qualificarem para o benefício.

A partir da próxima quarta-feira (18), o Bolsa Família será pago, mas não será desta vez quando o vale-gás for lançado, os beneficiários terão que esperar um pouco mais para acessar os valores. O apoio é pago bimestralmente, ou seja, de dois em dois meses.

VEJA! Estão prestes a retornar as PARCELAS do VALE-GÁS

Saiba quanto os beneficiários do vale-gás vão receber?

Esperava-se que o vale-gás retornasse 50% do valor médio de um botijão de gás de cozinha de 13kg, como era na época da criação do esquema. No entanto o preço subiu para 100% do botijão somente no segundo semestre de 2022, após a aprovação da PEC Kamikaze, quando o benefício chegou a R$ 112.

Assim, a medida provisória emendada pelo presidente Lula no início deste ano vai garantir que o pagamento seja mantido em 100% do preço do botijão de 13kg. Portanto, o governo federal também pretende incluir mais pessoas no programa para atingir todos os que têm direito ao benefício.

O valor do apoio é ajustado de acordo com a variação do preço do gás de cozinha, os valores médios nacionais são divulgados semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Para obter um vale-gás é preciso cumprir alguns requisitos, veja abaixo quais são:

  • Estar inscrito no cadastro unificado;
  • Ter renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa ou até três salários-mínimos no total;
  • Também recebem famílias com renda acima de três salários-mínimos inseridas em programas de transferência de renda implementados pelo governo federal, estadual ou municipal;
  • Família com pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Entretanto, como o escopo do programa é limitado, foram estabelecidas regras de prioridade de pagamento para as famílias que possuem dados atualizados do cadastro único há pelo menos 2 anos. Possuem mulheres em situação de violência doméstica; com rendimentos mais baixos; que têm um número maior de pessoas e que o Bolsa Família está considerando.

Confira o calendário de pagamento do benefício

O vale-gás é pago bimestralmente e como sua última parcela foi paga em dezembro, os pagamentos só serão devolvidos em janeiro, seguindo as mesmas datas do Bolsa Família, apenas uma vez a cada dois meses. Os valores são pagos sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês na ordem do último dígito do número de identificação social (NIS).

Calendário de fevereiro de vouchers de gás:

  • Finais do NIS 1 – 13 de fevereiro;
  • Finais do NIS 2 – 14 de fevereiro;
  • Finais do NIS 3 – 15 de fevereiro;
  • Finais do NIS 4 – 16 de fevereiro;
  • Finais do NIS 5 – 17 de fevereiro;
  • Finais do NIS 6 – 20 de fevereiro;
  • Finais do NIS 7 – 22 de fevereiro;
  • Finais do NIS 8 – 23 de fevereiro;
  • Finais do NIS de 9 a 24 de fevereiro;
  • Finais do NIS 0 – 27 de fevereiro.