no ,

Vai ter HORÁRIO de VERÃO em 2023?

Vai ter HORARIO de VERAO em 2023?
Vai ter HORARIO de VERAO em 2023?

O horário de verão pode voltar em 2023 após sua extinção pelo ex presidente, o colecionador de joias, Jair Bolsonaro (PL), ainda no seu primeiro ano de governo, em 2019.

O proposito do horário de verão é reduzir a concentração de consumo de energia elétrica no horário entre 18h e 21h.

Nesse sentido, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estuda a possibilidade do retorno do horário de verão ainda em 2023.

A primeira oportunidade da consolidar a sua volta já passou, seria durante os dias 21 de junho de 2023, às 11h58 o dia 23 de setembro de 2023.

A segunda janela de oportunidades será entre os dias 23 de setembro de 2023, às 03h50, até 22 de dezembro de 2023.

Dessa forma, o Ministério de Minas e Energia estuda a possibilidade e quais seriam as vantagens e desvantagens do retorno, ainda em 2023, do horário de verão.

Em seguida vamos conhecer melhor um pouco a história do horário de verão e em que pé está as análises do governo sobre o seu possível retorno ainda esse ano.

Conhecendo a história

Inicialmente, a ideia do horário de verão foi proposta pelo político e cientista norte-americano Benjamin Franklin em 1784, mas sua implantação só ocorreu no início do século 20, durante a Primeira Guerra Mundial, pela Alemanha.

Á época, os alemães queriam economizar carvão mineral por conta das dificuldades do conflito e aos gastos militares.

No Brasil, o horário de verão foi implantado pela primeira vez durante o verão de 1931-1932, sob o governo de Getúlio Vargas.

A ideia era economizar energia elétrica, aproveitando mais a luz natural do dia durante o período de verão, quando os dias são mais longos.

A medida consistia em adiantar os relógios em uma hora em algumas regiões do país.

A prática foi adotada e abandonada várias vezes desde a sua implantação, mas começou a ser mais regular a partir dos anos 1980.

Geralmente, os estados mais sofrem os impactos do horário de verão, são os das regiões:

  • Sul
  • Sudeste
  • Centro-Oeste

Um estudo feito no ano passado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apontou que a implementação do horário de verão não trazia benefícios significativos para a operação do sistema elétrico.

Além disso, também existem debates sobre o impacto na saúde, já que a mudança no horário pode afetar o relógio biológico de algumas pessoas.

Também existem questão relacionadas à segurança pública e outros aspectos sociais.

Em abril de 2019, como dissemos anteriormente, o entõ presidente Jair Bolsonaro, assinou um decreto que revogou o horário de verão no Brasil.

De acordo com Bolsonaro, a economia de energia era mínima e que por isso não se justificava a sua implantação.

Decisão do governo Lula sobre a volta do horário de verão em 2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) é quem está a frente a análise sobre o retorno do horário de verão em 2023.

Contudo, ainda em novembro de 2022, o presidente Lula fez uma enquete no Twitter com mais de 2 milhões participações.

Na enquete, 66,8% votaram pela volta do horário de verão

Ou seja, embora o objetivo principal do horário de verão seja reduzir o consumo de eletricidade, muitos estudos mostram resultados inconsistentes.

E justamente por conta dessa indefinição que os estudos apontam, que o governo decidiu por não voltar com o horário de verão em 2023.

Agora é esperar para saber se o horário de verão volta em 2024.

Por fim, para mais notícias sobre e curiosidades, clique aqui.