no ,

Utiliza o Pix? Veja novidades do Pix pelo Banco Central

Veja novidades do Pix pelo Banco Central

Os brasileiros que usam o Pix já entendem os benefícios do método de pagamento instantâneo, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Uma novidade que deve chegar em breve terá potencial para movimentar ainda mais o mercado financeiro, inclusive com a possibilidade de aumentar o Pix.

Estamos falando do Pix Internacional, que pode se tornar realidade com a nova lei cambial que entrou em vigor em 31 de dezembro de 2022, essa lei trouxe uma série de alterações. A forma de pagamento foi criada pelo Banco Central do Brasil e desde então vem despertando o interesse e a curiosidade de estrangeiros.

A popularidade, a velocidade das transações e todas as suas funcionalidades são o que atraem cada vez mais usuários e novidades do Pix, porém, criminosos também passaram a utilizar o Pix para cometer golpes, tirando dinheiro e informações das vítimas. Como resultado, o Banco Central revisou alguns de seus regulamentos.

Novidades do Pix para os brasileiros

Assim, nova lei cambial trata da venda, exportação, remessa e Pix Internacional de moeda estrangeira. Com essas mudanças, espera-se que o balanço de pagamentos acelere, beneficiando empresas e pessoas físicas que realizam operações no exterior. Essas são novidades do Pix.

O objetivo é modernizar o mercado e alinhar a supervisão do Banco Central do Brasil com as operações realizadas nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A nova lei aumenta o limite de dinheiro que cada pessoa pode levar em viagens internacionais de R$ 10.000 para R$ 10.000.

As empresas terão mais liberdade para administrar o valor exportado para o exterior e poderão vender moeda estrangeira legalmente. Além disso, o BC permitirá que instituições financeiras abram contas em outras moedas e ampliem o escopo de abertura de contas reais no exterior.

Antes da entrada em vigor das leis cambiais, havia muita burocracia para quem não morava no exterior abrir conta no exterior. A nova lei visa mudar isso, garantindo que todas as contas sejam tratadas da mesma forma, independentemente de o titular ser residente no país. Portanto, o custo das operações de swap tendeu a diminuir ao longo dos anos.

O que é esperado

Com isso, espera-se que o real tenha maior presença em outros países, facilitando também o investimento estrangeiro no Brasil. O Pix Internacional está em fase beta e com as mudanças anunciadas na legislação cambial, esse meio de pagamento vem ganhando cada vez mais adeptos no exterior, como no Brasil. Novidades do Pix vêm com tudo.

O banco central ainda está trabalhando nas novidades e um anúncio deve ser feito ainda este ano. Enquanto isso, o FedNow, apelidado de “Pix da América”, foi desenvolvido pelo banco central dos EUA, o Federal Reserve. Ao contrário do modelo brasileiro, o modelo norte-americano enfrentará a concorrência de sistemas de pagamento instantâneo de empresas privadas de lá.

Gostou das novidades do Pix?

Sem dúvidas, as novidades do Pix vêm com tudo e você deve ficar informado acerca do que está acontecendo no mercado.