no , ,

Últimas Notícias dos Benefícios e Auxílio Brasil Confira

benefícios de fevereiro confira as datas
benefícios de fevereiro confira as datas

Com o grande volume de informações divulgadas diariamente acerca do Auxílio Brasil, Bolsa Família e outras formas de auxílio, pode ser desafiador se manter atualizado e acompanhar todos os desenvolvimentos.

Dessa forma, este texto apresenta um resumo das notícias mais relevantes da semana, de modo a manter você informado.

Datas do pagamento do Bolsa Família de fevereiro

Nessa semana, começará uma nova etapa do programa de assistência financeira promovido pelo governo federal. Embora ainda seja denominado Auxílio Brasil, este programa será em breve substituído pelo Bolsa Família.

  • NIS de final 1 – 13 de fevereiro;
  • NIS de final 2 – 14 de fevereiro;
  • NIS de final 3 – 15 de fevereiro;
  • NIS de final 4 – 16 de fevereiro;
  • NIS de final 5 – 17 de fevereiro;
  • NIS de final 6 – 22 de fevereiro;
  • NIS de final 7 – 23 de fevereiro;
  • NIS de final 8 – 24 de fevereiro;
  • NIS de final 9 – 27 de fevereiro;
  • NIS de final 0 – 28 de fevereiro.

Volta do Vale Gás

O Vale Gás, que também é conhecido como Auxílio Gás, foi criado pelo governo federal em 2021 com o objetivo de auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social a adquirirem o gás de cozinha. O programa terá uma duração de 5 anos e já sofreu alterações no valor do repasse ao longo do caminho.

Inicialmente, o valor do Vale Gás correspondia a 50% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg. No entanto, com a aprovação da PEC de Benefícios, o valor do repasse foi aumentado para 100% do valor médio até dezembro do ano passado.

Vale lembrar que os créditos concedem-se a cada dois meses.

O atual governo, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já aprovou a continuidade do pagamento de 100% do valor médio nacional do gás de cozinha para este ano, o que significa que em fevereiro teremos uma nova rodada com um aumento no benefício.

Embora o valor exato do crédito para este mês ainda não tenha sido divulgado, já se sabe que haverá um aumento.

É importante destacar que os repasses do Vale Gás são feitos de acordo com o mesmo calendário do Bolsa Família (anteriormente conhecido como Auxílio Brasil).

Critérios para receber o Bolsa Família

Na segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que os pais vacinem seus filhos e alertou que o programa Bolsa Família fará essa exigência como condição para a manutenção do benefício.

O pronunciamento ocorreu durante a inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Lula explicou que o Bolsa Família está retornando e que agora há novas condições para a concessão do benefício.

A primeira é que as crianças de até seis anos de idade receberão um acréscimo de R$ 150.

A segunda é que as crianças precisam frequentar a escola, caso contrário, a mãe perderá o auxílio. Por fim, a terceira condição é que as crianças vacinarem-se. Se não houver comprovação da vacinação, a mãe perderá o benefício.

Beneficiários do INSS terão Cartão Especial

Na semana anterior, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que pretende lançar no próximo mês um cartão especial de descontos para os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal que são beneficiários do INSS.

O cartão terá validade nacional e permitirá que os beneficiários utilizem serviços de transporte público em todo o país. Além disso, os correntistas terão acesso a descontos e benefícios exclusivos em empresas parceiras dos bancos.

O objetivo é oferecer novas vantagens aos aposentados e facilitar o acesso aos serviços necessários para o dia a dia. Os bancos privados também serão convidados a oferecer benefícios semelhantes aos correntistas do INSS.

Novas regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A partir de quinta-feira (9), o governo federal impôs uma restrição de 5% no desconto mensal da folha de pagamento dos indivíduos que contratam o empréstimo consignado Auxílio Brasil. Consequentemente, a quantia máxima que pode ser contratada é limitada ao valor que compromete até 5% do benefício mensal, como foi divulgado na portaria publicada nessa quinta-feira.

Ademais, a portaria definiu que o empréstimo deve ser pago em um máximo de seis parcelas mensais e consecutivas. É importante mencionar que anteriormente, o número máximo de parcelas permitido era de 24 mensais.

A taxa de juros também limitou-se a 2,5% ao mês, a partir da quinta-feira (9). Antes disso, a taxa de juros era de 3,5%, com cada instituição financeira tendo a liberdade de adotar uma taxa diferente, desde que respeitasse o teto. Por exemplo, a Caixa Econômica Federal tinha estabelecido uma taxa de juros de 3,45% ao mês.