no

Uber Motociclista: novo serviço lançado pelo Uber

Finalmente, o novo serviço de transporte por aplicativo surgiu… Conheça o Uber Moto!

O Uber Motociclista é a mais nova categoria de serviços automobilísticos. De fato, a empresa Uber lançou no Rio de Janeiro e em São Paulo o Uber Moto. Agora, esse tipo de serviço será mais barato que o Uber X, sendo que já está disponível no aplicativo do Uber. 

Atualmente, existem mais 160 cidades brasileiras com o Uber Motociclista, sendo que apenas agora que foi implementado em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil, disse que primeiro foi realizado um teste em outras cidades, para que depois fosse implementado nas cidades grandes. Além disso, com o teste foi possível aperfeiçoar a nova modalidade.

Como funcionam as viagens do Uber Motociclista?

O Uber Motociclista faz viagens exatamente como as outras modalidades, sendo muito seguro e transparente. Para tornar o passeio mais seguro, além de checar antecedentes criminais, também é analisada a placa do veículo, sendo que é feita uma confirmação de identidade e carteira de habilitação.

Ao contrário das viagens de carro, o passageiro tem a obrigatoriedade de usar um capacete disponibilizado pelo motorista do Uber motociclista. Inclusive, se o passageiro preferir levar o seu próprio capacete, devido a doenças como Covid ou por questões de higiene, pode usar ou optar por uma touca higienizada.

Ao mesmo tempo, para garantir a segurança, é possível compartilhar dados em tempo real das viagens, além da plataforma selecionar apenas motoristas que são realmente aptos para dirigir motos. 

As prefeituras ficaram surpresas

De fato, as pessoas e as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro não estavam esperando o Uber Motocicletas. Portanto, Eduardo Paes, o atual prefeito do Rio de Janeiro, pretende proibir o uso do aplicativo na cidade, afinal, o serviço já existe no RJ. 

Segundo ele, o Uber está roubando o dinheiro dos  mototaxistas, afinal, a profissão já é regulamentada no Rio de Janeiro. Já Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, afirmou que ainda não existe nenhuma regulamentação. 

Caixa Tem e o aplicativo da Uber

O prefeito de São Paulo pediu que o CMUV – Comitê Municipal de Uso do Viário – deve entrar em contato com a Uber solicitando a exclusão do serviço devido a falta de aviso da implementação do serviço. De fato, o prefeito entendeu que deveria ter sido avisado do serviço para tomar as devidas providências antes que fosse utilizado.