no , , ,

Transporte público GRATUITO: confira lista das CIDADES que possuem Tarifa Zero

Transporte publico GRATUITO: lista das CIDADES
Transporte publico GRATUITO: lista das CIDADES

Morar em uma cidade que onde o transporte público é gratuito, é um sonho e uma reinvindicação antiga de quase todos os brasileiros e brasileiras e você pode até não saber, mas algumas cidades do país já oferecem o “Passe Livre” ou a “Tarifa Zero”, com também são conhecidos os programas.

É isso mesmo, existem munícipios em diferentes estados do Brasil, que já disponibilizam para os seus cidadãos e cidadãs, programas de transporte público gratuito.

Ou seja, basta entrar no transporte público, seja ônibus ou metrô, e seguir o até o seu destino, sem precisar pagar nem um centavo pela viagem.

Portanto, a seguir vamos conferir uma lista com algumas das mais de 100 cidades que quebraram o paradigma da gratuidade do transporte público no Brasil.

Alcance nacional das políticas de Tarifa Zero

Com dissemos anteriormente, a reinvindicação por políticas que garantam o transporte público gratuito para todos os cidadãos(a) vem de longa data.

Também conhecido como “Passe Livre” ou “Tarifa Zero”, essas políticas são reivindicadas há muitos anos pelos movimentos estudantis, sindicatos e demais associações de trabalhadores em todo o Brasil.

Falar sobre a importância de uma política como essa chega até a ser redundante, porém, se faz essencial para que possamos compreender nossos direitos de cidadania.

Portanto, quando a luta vem seguida da vitória, com a implantação do transporte público gratuito, ela precisa também, ser valorizada.

Ter acesso à programas de integração gratuitos, onde é possível pegar ônibus, metrôs, trens sem ter que desembolsar mais ainda do que já pagamos de impostos, é um exemplo da democratização do exercício da nossa cidadania.

Sobre as cidades do Brasil que já implantaram o transporte público gratuito, até o momento 84 municípios já o fizeram de forma integral e 7 de forma parcial.

Em sua maioria, são cidades com uma população entre 3 mil e 300 mil habitantes, em todos os estados do país.

Aliás, os estados que possuem mais municípios que aderiram ao gratuidade do transporte público, foram:

  • Minas Gerais
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Paraná.

Apesar dos estados do Sudeste do país estarem no topo do ranking das cidades com mais políticas de Tarifa Zero, elas existem em munícipios de todos os estados brasileiros.

Cidades que possuem transporte público gratuito

Confira a seguir algumas cidades do Brasil que possuem sistemas de transporte público gratuito de forma integral:

  • Maricá, RJ, com 197 mil habitantes.
  • Caucaia, CE, com 355 mil habitantes.
  • Ibirité, MG, com 170 mil habitantes.
  • Paranaguá, PR, com 145 mil habitantes.
  • São Caetano do Sul, SP, com 165 mil habitantes.
  • Balneário Camboriú, SC, com 139 mil habitantes.

Ainda existem atualmente quatro capitais que estuda a viabilidade para a implantação de programas de Tarifa Zero, são elas:

  • São Paulo (SP)
  • Fortaleza (CE)
  • Palmas (TO)
  • Cuiabá (MT)

Quem quiser conferir a lista completa de cidades com tarifa zero, basta acessar o site oficial, em: mobilidadetriplozero.org/#block-41092.

Impactos do Tarifa Zero

Se engana quem pensa que a implantação de políticas como a da Tarifa Zero beneficia exclusivamente quem utiliza o transporte público.

De acordo com os números mais recentes, a implantação dos programas impactou significativamente no aumento do uso do transporte público pela população.

Ou seja, muitas pessoas deixam seus veículos em casa e passam a usar o transporte público. Dessa forma, temos menos trânsito e consequentemente, menos poluição para nossos pulmões e ouvidos.

Por exemplo, podemos citar o dia do 2° turno das eleições do ano passado. A saber, esse dia serviu como um teste para medir os impactos de uma medida como essa.

Cidades como Recife e Belo Horizonte tiveram um crescimento de 115% e 60%, respectivamente, na utilização de transportes públicos se compararmos com os demais domingos.

Por fim, para mais notícias sobre seus direitos, clique aqui.