no , ,

Todo MEI Precisa Ter Um Contador? Tire Suas Dúvidas

mei tem que ter contador?
mei tem que ter contador?

Antigamente, muitos brasileiros trabalhavam sem registro, mas isso mudou com uma Lei que criou o MEI e formalizou trabalhadores autônomos.

No entanto, surgiu a dúvida se os MEIs precisam contratar um contador.

Esse questionamento se intensificou durante a pandemia, quando houve um aumento na abertura de empresas do tipo MEI. Em 2020, das 3,35 milhões de empresas criadas, 2,66 milhões eram MEIs.

Para saber como gerir as finanças sendo um MEI, leia este artigo até o fim.

Então todo MEI necessita ter contador?

Muitas pessoas que desejam abrir um MEI se perguntam se precisam contratar um contador, e a resposta é que não é obrigatório, mas pode ser útil.

No entanto, é importante considerar os custos envolvidos, especialmente se houver pouco capital no início do negócio. Nesse caso, é recomendável estudar as obrigações e buscar informações para conduzir o negócio adequadamente.

Buscar conhecimento é fundamental para o sucesso do empreendimento.

No entanto, se houver capital disponível, contar com a orientação de um profissional pode ser muito vantajoso. A ajuda de um contador pode garantir o cumprimento das obrigações fiscais e proporcionar orientação valiosa para o funcionamento do negócio. Veremos mais sobre isso adiante.

Veja quais são as obrigações fiscais do MEI

Como qualquer outra empresa, o MEI é proprietário de um CNPJ e deve cumprir obrigações fiscais perante o Governo Federal, em particular com a Receita Federal.

Independentemente de ter ou não um contador, essas obrigações devem ser cumpridas para evitar multas e o cancelamento do CNPJ. O MEI deve preencher mensalmente o relatório de receita bruta, que deve ser enviado até o dia 20 do mês seguinte.

Nessa mesma data, o MEI deve pagar o DAS, um documento de arrecadação que consolida todos os impostos em uma única guia de pagamento para manter a microempresa regular perante os órgãos federais, estaduais e municipais.

Além disso, é necessário fazer a declaração anual de faturamento, conhecida como DASN-SIMEI, com atenção aos cálculos para garantir uma declaração correta, pois há uma faixa de faturamento isenta de tributação e outra não isenta.

Quais os benefícios do MEI ter um contador?

Anteriormente, já explicamos que, um MEI não precisa de um contador.

Porém, caso se tenha a possibilidade de fazer, certamente poderá usufruir de diversas vantagens, já que estará contratando um conhecimento especializado.

Dentre suas principais vantagens, a terceirização das obrigações fiscais que o MEI deveria fazer. 

Dentre isso, entra o controle de faturamento e das informações inseridas no Portal do Empreendedor, apuração do DAS mensalmente para poder ser pago corretamente e a separação das contas empresarial e pessoal. Além do mais, ao final de cada ano, um especialista contábil fará a entrega da declaração anual DASN-SIMEI e fará os cálculos da maneira correta, aplicando os devidos percentuais de desconto para fins de apuração de imposto. 

De fato, uma contabilidade especializada pode fazer planos de investimentos, inclusive com a obtenção de empréstimos junto a instituições financeiras.