no

Tebet Fala Sobre Aumento Do Salário Mínimo

Tebet Fala Sobre Aumento Do Salário Mínimo.
Tebet Fala Sobre Aumento Do Salário Mínimo.

Confira o que a Ministra do Planejamento, Simone Tebet tem a dizer acerca do aumento do salário mínimo ainda em 2023.

Nesta semana, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, fala acerca do aumento do salário mínimo.

Dessa forma, conforme Tebet, o aumento do salário mínimo exigirá “corte de gastos” do Governo Federal.

Também de acordo com a Ministra, uma nova elevação do piso salarial em maio exigirá “corte de gastos” do Governo Federal.

Para ela, o aumento “não é difícil”. Porém, Tebet pretende ainda apresentar ao Governo um quadro de onde ele pode ou não tirar verba e quais seriam as prioridades.

Qual seria o novo valor do piso salarial? Confira


Vale frisar que, o salário mínimo de 2023 foi fixado em R$ 1.302. Contudo, o Partido dos Trabalhadores avalia aumentar esse valor para R$ 1.320.

Portanto,a dificuldade é que os custos para esse aumento estão acima do previsto para o piso. Dessa forma, uma equipe do governo está avaliando a possibilidade de aumentar o valor.

Assim, conforme Tebet, se o Presidente escolher pelo reajuste, o Ministério do Planejamento deverá então informar à gestão onde é possível realizar cortes de gastos para arcar com os custos do aumento do salário.

Ademais, mesmo que a Ministra já saiba de onde sairá o dinheiro, veja-se que, a informação não deve vir a público neste primeiro momento. Pois, conforme Tebet, uma divulgação prévia poderia atrapalhar o debate da equipe a respeito do orçamento.


“Prioridade nas políticas públicas definirá aumento do salário mínimo,” diz Ministra

Além do mais, o que definirá o aumento do salário mínimo será a decisão a respeito de quais políticas públicas serão prioritárias para o governo Lula.

Pelo ocorrido, com o corte de gastos em investimentos para obras, por exemplo, poderia se transformar em “uma estrada que não vai ser feita e outra que não vai ser recuperada”.

Por fim, também haveria outras complicações, como a diminuição da oferta de empregos durante o governo. ”Qualquer aumento de despesa requer corte de gastos”, afirmou a ministra sobre o aumento do salário mínimo.

Novo salário mínimo ideal vai mudar decisão de Lula? Confira

O salário mínimo é o valor mais baixo que os empregadores podem pagar legalmente para seus funcionários pelo tempo de serviço gasto na produção dos bens e serviços.

Assim, veja-se que, a ideia de salário mínimo surgiu na Austrália e também na Nova Zelândia durante os séculos XIX e XX. Mas essa ideia tem base em conceitos da Europa medieval, no século XIV.

Porém, ocorre que, o piso mínimo no Brasil está muito distante do valor ideal que os brasileiros necessitam para ter um mínimo de conforto e qualidade de vida.

Também, diversas pesquisas apontam qual seria o valor salarial ideal para que um Brasileiro tivesse suas necessidades garantidas.

No Brasil, Getúlio Vargas foi o responsável por garantir tal equilíbrio desde 1930. Quando estabeleceu um valor de salário mínimo para proteger os trabalhadores.

Por fim, o valor do salário mínimo muda constantemente todos os anos, com o objetivo de poder garantir o poder de compra de todos os brasileiros. No entanto, o valor ideal que deveria ser pago vai chocar todos os brasileiros.