no ,

Talvez você tenha dinheiro esquecido e não saiba

Talvez você tenha dinheiro esquecido e não saiba

Descobrir que tem dinheiro esquecido pode ser uma boa notícia para muitas famílias brasileiras. Em um cenário econômico marcado pela adversidade, com quase 80% das famílias brasileiras com alguma forma de dívida ativa, ter qualquer valor para complementar as contas do mês ou saldar dívidas pendentes é uma boa ideia.

Nesse sentido, milhões de brasileiros podem estar esperando por mais notícias do Banco Central sobre uma segunda rodada de pagamentos de fundos de dinheiro esquecido. Ainda faltam milhões para serem distribuídos, segundo a agência. Veja mais abaixo.

Dinheiro esquecido no BC

Em primeiro lugar, vale mencionar que a primeira fase de resgate de dinheiro esquecido esquecidas pelo Banco Central ocorrerá no início de 2022. A primeira fase disponibilizou cerca de 4 bilhões de reais para serem resgatados por milhões de cidadãos.

A expectativa inicial era de que a segunda fase já tivesse ocorrido. Mas teve de ser adiado por causa de uma greve dos funcionários do banco central.

Embora a greve tenha terminado em meados de maio, a segunda fase ainda está por vir. Cerca de 4 bilhões de reais em dinheiro que ainda estão esquecidos, disse a agência.

Os R$ 4 bilhões restantes, esquecidos pelo Banco Central, vêm de inúmeras operações financeiras. Portanto, é o seguinte resultado:

  • Encerramento de contas, tanto de poupança como de conta corrente, que ainda apresentavam saldo na data de encerramento;
  • Valores referentes a consórcios finalizados que não foram sacados;
  • Valores que tenham sido cobrados indevidamente em operações de crédito, parcelamento ou tarifas e que devam ser reembolsados;
  • Distribuição de excedentes líquidos relativos a dinheiro e outros valores de capital.

Entenda segunda fase

Segundo o Banco Central, a segunda fase trará algumas mudanças em relação à primeira. Assim, uma das primeiras mudanças é que desta vez não será necessário fazer uma consulta para solicitar o resgate posteriormente.

Na primeira fase, essa divisão era necessária, mas na segunda, consultando e identificando o dinheiro esquecido a ser resgatado, o interessado pode exigir imediatamente o pagamento.

Além disso, a segunda fase também atualizará as informações fornecidas pelas instituições financeiras. Portanto, mesmo quem consultou na primeira fase e não teve nenhum dinheiro esquecido para resgatar precisa consultar novamente.

Isso porque, depois de atualizar as informações, essas pessoas agora podem ter algum dinheiro esquecido.

Sobre a consulta

A consulta é na ferramenta SVR. No entanto, a ferramenta está atualmente inativa.

Ao visitar o site oficial, é possível confirmar que o Banco Central está trabalhando nas atualizações. Ainda não há data definida para o reinício da consulta de dinheiro esquecido, porém, isso deve ocorrer em breve.