no ,

Superstição e tradição: Qual o motivo de comermos lentilha na virada de ano?

Qual o motivo de comermos lentilha na virada de ano
Qual o motivo de comermos lentilha na virada de ano

Com o início de 2023 cada vez mais perto, está chegando a hora de prepararmos aquela ceia de ano novo, e como faz parte da nossa cultura e tradição culinária, a lentilha não poderia estar de fora.

As crenças e superstições fazem parte da cultura e da história humano. É muito comum que por traz de muitas das nossas ações e comportamentos, tanto comuns do dia a dia, como em situações especificas, estejam traços de uma herança cultural que envolve também superstição.

Mas é sobre a tradição culinária que falaremos aqui, mais especificamente sobre a lentilha.

Muitas datas comemorativas possuem pratos específicos em suas celebrações e a lentilha é um desses alimentos que não podem faltar na mesa do brasileiro na véspera da virada de ano, segundo manda a tradição.

Mas você qual a superstição da lentilha na virada de ano?

Então, segundo reza lenda, o formato circular da lentilha seria uma referência a moeda, que segundo a superstição, representaria o sucesso financeiro e de trazer boas energias para o ano que chega.

Contudo, segundo outra leitura da simbologia da lentilha, da conta de que ela traria fartura, mas sem relação alguma com o sucesso financeira da pessoa.

Mas a tradição e as superstições que envolvem a lentilha não param aí. A saber, a lentilha é um dos alimentos mais antigos plantados pela humanidade. Dessa forma, a lentilha faz parte da cultura humana há milênios.  

A origem

De acordo com informações fornecidas pela Embrapa, a utilização da lentilha na culinária humana data de 7 mil anos a.C. Justamente por esse motivo a lentilha é um alimento consumido em vários países do mundo, além de contar com uma grande variedade de tipos.

Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha sempre possuiu boa adaptação ao clima temperado.

Extremamente rica em nutrientes, a lentilha é uma ótima opção para se substituir o feijão

A lentilha é uma leguminosa e sua produção anual mundial é estimada em cerca de 6,5 milhões de toneladas. O Brasil exporta cerca de 14,5 mil toneladas de lentilha, sendo o Canadá o principal comprador.

Mas como dissemos no começo desse artigo, somos uma sociedade de pessoas supersticiosas, a ponto de acreditarmos, por exemplo, que o nosso time de futebol ganhou um campeonato porque você estava usando uma cueca da sorte.

Dentro desse vasto cenário de crenças e superstições, lentilha não tem privilégio, já que muitos outros alimentos também entram nessa história.

Por exemplo, a Romã é um símbolo de fertilidade e prosperidade, que também tem sua tradição ligada a chegada do novo ano. Contudo, no caso da Romã, a fruta não é consumida.

A saber, as sementes são enroladas numa cédula de dinheiro e guardadas na carteira até o ano novo.