A implementação da internet móvel está chegando nas capitais brasileiras desde o ano passado, mesmo com muitas vantagens, algumas pessoas podem enfrentar vários transtornos pelo sinal 5G. Porque o sinal 5G interfere no sinal das antigas antenas parabólicas, obrigando as pessoas a trocarem pela antena digital.
Isso acontece porque o sinal da TV parabólica é muito similar ao sinal 5G, por isso pode haver interferências em seu sinal. Fora os clássicos “chuviscos” na imagem, muita gente pode nem conectar mais sua antena no sinal de televisão.
Mas existe uma boa notícia, porque famílias da baixa renda que não possuem condição financeira de trocar o seu equipamento. Agora o governo está distribuindo a antena digital de forma gratuita, mas tem que cumprir alguns requisitos.
Regras para o recebimento do Kit Antena Digital
Primeiramente, a troca é necessária para lares que utilizam a antena parabólica convencional. O famoso dispositivo com formato de “espinha de peixe” e a antena interna podem ser mantidas sem qualquer prejuízo.
No entanto, para ter a entrega e instalação gratuita do Kit Antena Digital, é feita apenas para famílias que estão no CadÚnico. Sistema governamental que identifica famílias em situação vulnerável.
Fora isso, os interessados precisam residir em uma capital ou município com mais de 500 mil habitantes.
Esta distribuição da antena digital é feita pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF), tendo parceria do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Como fazer a solicitação?
Por fim, para você receber o Kit Antena Digital em sua casa, você deve agendar uma visita através do telefone 0800-729-2404 ou site da Siga Antenado. E confira o passo a passo para realizar o pedido pelo site:
- Encontre no menu no canto superior esquerdo da tela;
- Clique em “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
- Toque em “Agende aqui”;
- Informe o CPF ou Número de Identificação Social (NIS);
- Responda o questionário e agende a data e horário para instalação.