O Serasa, principal empresa de análise de crédito do Brasil, emitiu um alerta em suas redes sociais que interessa diretamente a praticamente metade da população brasileira, que é o número de endividados e endividadas no país em janeiro de 2023.
O alerta diz respeito ao lançamento oficial do Desenrola Brasil, programa do governo Lula 3 para renegociação de dívidas.
A criação do Desenrola se fez necessária diante de uma realidade na qual cerca de 70 milhões de brasileiros(a) estão endividados(a), ou seja, estão com o nome no SPC e/ou no Serasa.
E de acordo com os números de março do Serasa, houve um aumento de 180 mil pessoas na lista dos endividados em relação ao mesmo período do ano passado.
Portanto, a seguir vamos saber tudo sobro o alerta do Serasa sobre o programa de negociação de dívidas do governo federal, o Desenrola Brasil.
Serasa alerta sobre Desenrola Brasil
Promessa de campanha do presidente Lula, após 6 meses de governo o Desenrola Brasil teve o seu lançamento oficial.
O objetivo do programa é resolver o problema generalizado de endividamento da população brasileira. Assim, ao mesmo tempo que “limpa o nome” do cidadão, ele volta a ter acesso a crédito para voltar a se inserir no mercado consumidor.
Assim, as pessoas saem da lista dos endividados e a economia do pais anda a passos mais rápidos.
As formas de pagamentos que o Desenrola oferece são duas:
- Pagamento parcelado em até 60 meses
- À vista com descontos, que pode chegar até a 90%
Outro detalhe, é que não há a necessidade de dar entrada no parcelamento e a taxa de juros será de 1,99% por mês.
O parcelamento pode ocorrer por débito, boleto ou Pix.
Já a respeito de quem pode participar do Desenrola, o programa vai contemplar dois perfis de endividados
A seguir veremos todos os detalhes
Perfis e critérios do programa
Apesar da grande abrangência do Desenrola, o programa não contempla todas as pessoas que possuem dívidas no Brasil;
Assim, o Desenrola se limita a contemplar pessoas com dívidas de até R$ 5 mil, além de terem o nome negativado até o dia 31 de dezembro de 2022.
Também é preciso estar dentro de um limite de remuneração salarial de até 2 salários mínimos por mês ou estar inscrito no CadÚnico.
Essa são as pessoas que fazem parte do 1° grupo.
Para as pessoas deste grupo, será possível a contratação de empréstimo em instituição financeira parceiras do Desenrola, que até o momento são:
- Caixa Econômica Federal.
- Bradesco
- Itaú
- Santander
Contudo, nos próximos dias, outros bancos ou empresas podem ser anunciados.
Enquanto que o 2° grupo contemplado pelo Desenrola são as pessoas que possuem dívidas bancárias. Nesses casos a negociação é diretamente com a instituição.
Nesse caso, as operações para negociação da dívida não terão garantia do FGO, que é um Fundo do governo federal que garante o pagamento da dívida junto a instituição caso a pessoa não quite a negociação.
Por fim, para mais notícias sobre programas do governo Lula, clique aqui.