Apesar da emissão dos principais documentos serem grátis, a segunda via costuma ser paga e geralmente, a um custo considerável. Mas um programa garante uma nova emissão do documento para pessoas que atenderem a determinados critérios.
Possuir os documentos são fundamentais para que o cidadão/cidadã, além de poder comprovar quem é, lhe garante o acesso a diversos serviços, inclusive serviços essenciais.
Contudo, eventualmente acontece perdermos ou termos os documentos roubados e isso geralmente causa um enorme dor de cabeça e muito trabalho.
Entretanto, ainda existem outras situações onde é preciso o cidadão/cidadã emitir a segunda via do documento, por exemplo:
- Mudança da foto de identificação para uma que seja mais atual
- Casamento, quando a pessoa adiciona o nome o sobrenome do cônjuge.
Geralmente, é precioso fazer o agendamento para emissão da segunda via, que não costuma ser grátis. Pelo contrário, são pagas.
No entanto, periodicamente existem ações que concedem a segunda via grátis para algumas pessoas.
Portanto, se você ficou interessado(a) em saber de qual documento estamos falando e como fazer para solicitar a segunda via grátis, leia o texto a seguir.
Qual o documento que está com a 2°via gratuita?
O documento sobre o qual estamos falando é a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
No caso, a segunda via do documento está saindo grátis para moradores do estado do Rio Grande do Sul, que perderam a documentação por conta das enchentes que atingiram vários municípios
As enchentes foram provocadas pela passagem de um ciclone.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) é o responsável pela ação, que teve início na 6°feira, dia 15.
A princípio, a ação se concentra nos 5 municípios que mais sofreram com as enchentes, a saber:
- Arroio do Meio
- Encantado
- Lajedo
- Muçum
- Rosa Sales
Em Arroio do Meio, Encantado e Lajedo o procedimento está sendo realizado através dos Centros de Formação de Condutores locais.
Já os moradores de Muçum e Rosa Sales devem se dirigir até as cidades vizinhas para solicitar o atendimento e a emissão da segunda via grátis da CNH.
De acordo com o Detran, os dois últimos municípios irão receber nas próximas semanas os postos de atendimento para solicitação do documento.
Critérios para conseguir a segunda via gratuita do documento
De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), existe apenas uma exigência para que o cidadão tenha direito a segunda via do documento grátis. No caso, é preciso que a emissão da primeira via tenha sido em uma das cinco cidades onde a ação acontece.
Segundo o Detran, a objetivo é estender a ação para todos os motoristas que comprovarem que moram nas cidades mais atingidas pelas enchentes dos últimos dias.
Além disso, o Detran trabalha para que todos os municípios que estão sob decreto de calamidade pública sejam contemplados pela ação.
Ademais, cabe destacar também que existe a versão digital da CNH. A sua emissão é gratuita e possui validade em todo o território nacional, da mesma forma que a versão física.
Por fim, para mais notícias sobre o CNH, clique aqui.