no , ,

Saque do FGTS; nova modalidade permite adquirir veículo

Saque do FGTS; nova modalidade permite adquirir veículo

Entenda aqui como a nova modalidade de saque do FGTS permite você adquirir o veículo que sempre sonhou.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado para compensar os trabalhadores que são desligados sem justa causa. Dessa forma, ao abrir uma conta bancária associada ao seu contrato de trabalho, o empregador deve depositar 8% da remuneração total do empregado em contas da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o FGTS também concede aos trabalhadores acesso a algumas formas de saque e financiamento.

Quem pode sacar o FGTS?

Uma nova proposta permitiria que os funcionários comprassem carros usados ​​com a conta do FGTS. O texto foi proposto pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (União) e está em discussão na Câmara dos Deputados. Contudo, ainda deve ser analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Função Pública, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e Cidadania.

Desse modo, o projeto apoiado pelo custo crescente dos automóveis no Brasil. Assim, o fundo de garantia facilitaria a obtenção de automóveis por mais pessoas. Entretanto, o deputado acredita que isso teria um efeito positivo na economia, o que levaria a mais empregos.

Portanto, a ideia surgiu em 2021. Hoje, a lei que rege o FGTS permite a utilização do saldo apenas em determinadas ocasiões. Com isso, a compra de veículos com o saldo das contas vinculadas pode ser mais um benefício para os colaboradores.

Saque do FGTS e situações para retiradas

  • Aposentadoria e 70 anos – retirada total;
  • Rescisão por acordo:  saque de 80% do saldo do fundo de garantia e pagamento de 20% do saldo do FGTS;
  • Desemprego por três anos – valor total sacado;
  • A aquisição de uma residência para quitar integralmente ou parcelar a dívida.
  • A morte do empregador ou a falência da empresa é a desistência total em ambas as ocasiões.
  • Doença grave do trabalhador ou dependentes – afastamento por doenças previstas em lei, como AIDS, câncer ou neoplasia maligna e doenças terminais.
  • Saque por aniversário – percentual do saldo sacado todos os anos no dia do aniversário do trabalhador.
  • Desastres naturais – se o reclamante puder demonstrar os danos causados ​​pelos desastres naturais, o governo federal poderá permitir a retirada total.

Por fim, é possível utilizar o FGTS para conseguir um empréstimo. O crédito em questão chama-se antecipação do saque aniversário, isso permite que até quem está negativado consiga contrair empréstimos. O processo pode ser concluído usando o Seu Empréstimo Digital.

Gostou do nosso Blog? Continue nos acompanhando para mais informações à respeito dos saques liberados pelo FGTS.