no , , ,

Saque Aniversário: alerta de golpes durante a retirada do FGTS

Saque Aniversário: alerta de golpes durante a retirada do FGTS
Saque Aniversário: alerta de golpes durante a retirada do FGTS

Saque Aniversário: criminosos enganam pessoas que estão prontas para retirar o FGTS da Caixa. Embora esse tipo de golpe não seja novo, o número de denúncias recebidas recentemente tem sido maior.

A Caixa Econômica Federal não informou o número de indivíduos que reclamaram ao banco sobre saques indevidos.

“O banco aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas. Assim, o banco emprega mecanismos múltiplos de proteção e monitoramento para aprimorar a segurança de seus sistemas e mitigar a ação de fraudadores, tais como validação de dados, autenticação por senha, validação de documentos e segundo fator de autenticação”, afirmou o banco, por meio de comunicado.

De acordo com o banco, caso o cliente não consiga identificar a movimentação, ele pode fazer um pedido de contestação em uma das agências do banco e levar o CPF e os documentos de identidade.

Como o golpe funciona no saque aniversário

  • O golpista acessa o aplicativo FGTS da vítima e seleciona a opção de saque aniversário;
  • Mesmo que a vítima não esteja cadastrada no app, os golpistas podem usar outros e-mails e números de celular para fazer o cadastro;
  • Além de sacar os recursos disponíveis, eles também fazem empréstimos. Dessa forma, além dos prejuízos econômicos, a vítima não pode exercer a rescisão de desligamento em caso de demissão sem justa causa.

Orientações da Caixa

Em caso de suspeita:

Lembrando que o funcionário deve comprovar que não efetuou o saque aniversário em sua conta. Sendo assim o prazo para conclusão da análise de cálculo é de no máximo 60 dias corridos. Além dos contados da data da formalização do registro do pedido.

Portanto, após a confirmação, o valor será devolvido para a conta do FGTS e os dados cadastrais serão atualizados.

Entenda FGTS

Onde a comutação de modalidade está envolvida:

Caso o saque aniversário não seja feito pela pessoa referente a conta, a Caixa informou que reembolsará a opção de saque do trabalhador e encaminhará o pedido para investigação de fraude. O prazo para a conclusão da análise de cálculo é de, no máximo, 15 dias úteis a contar da data do pedido de formalização do registo.

Em caso de antecipação do saque:

Após análise e cálculos da Caixa, caso se verifique que há indícios de fraude na utilização do Saque aniversário como garantia no negócio de crédito, o banco afirmou que vai cancelar a garantia contratual.

Por fim, isso inclui transferências regulares para instituições financeiras e liberação de valores congelados relacionados a operações irregulares.