no , ,

Saldo do FGTS Futuro; fique atento as mudanças

Saldo do FGTS Futuro; fique atento as mudanças

Saiba aqui as mudanças realizadas para retirada do saldo do FGTS Futuro que promete mais facilidade em adquirir o imóvel desejado.

A princípio, vale destacar que sonhar com a casa própria é uma característica comum entre os brasileiros. Agora que está fantasia pode ficar mais perto de se tornar realidade, para os indivíduos que possuem saldo do Fundo de Garantia (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Pois, a prática de utilização de recursos para financiamento habitacional já é documentada há algum tempo, mas com a nova regulamentação o benefício estará disponível para um número maior de pessoas.

O governo finalmente autorizou o gasto dos recursos que ainda não foram depositados nas contas a eles vinculadas, o que aumentará a capacidade de pagamento. Sendo assim, o saldo do FGTS depende de recursos futuros, o que facilitará muito a aquisição do imóvel pelo contratante. Essa metodologia foi denominada FGTS consignado ou futuro.

FGTS consignado ou futuro

Portanto, a partir de abril de 2023, as famílias do grupo 1 do famoso programa Casa Verde Amarela terão a opção de financiar imóveis com o saldo dos valores do FGTS Futuro. O total será constituído de parcelas mensais, que equivalem a 8% da renda do empregado, que é aportada pela empresa.

Com isso, cidadãos com renda mensal de no máximo R$ 2.400 terão maior capacidade de pagamento. Consequentemente, o valor das parcelas contratadas aumentará. Considere o exemplo de uma família fictícia que ganha $ 2.000 por mês.

Modalidade para antecipar o saldo do FGTS

A CEF (Caixa Econômica Federal) pretende regulamentar o funcionamento da plataforma ainda este mês para que ela comece efetivamente a funcionar em abril. Isso significa que o consignado/futuro FGTS provavelmente entrará em vigor em cerca de 90 dias após a publicação das regras.

Desse modo, é fundamental reconhecer que, ao reduzir o saldo do FGTS que ainda não existe, o trabalhador não terá mais como sacar dinheiro em determinadas ocasiões. Dessa forma, nas situações de dispensa, o cidadão terá de renegociar todas as prestações, uma vez que deixará de poder contar com os depósitos mensais do Fundo de Garantia, ou seja, tenha muita cautela.

Por fim, é importante ficar atento a atualização dos seus dados para que isso não impossibilite a realização do saque, mesmo estando de acordo com uma modalidade do FGTS Futuro.

Gostou do nosso Blog? Continue nos visitando para mais informações relacionadas as possibilidades de realizar o saque do FGTS futuro ou Consignado.