O anúncio sobre o valor do salário mínimo para 2024 é aguardado com muita ansiedade por milhões de brasileiros e brasileiras quem tem como base dos seus vencimentos, o piso salarial, como por exemplo, os segurados do INSS e muitas trabalhadores de carteira assinada.
E para a alegria de povo, o governo anunciou que já articulado o valor do novo salário mínimo para 2024.
O debate sobre o novo valor está sendo feito entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT) e as Centrais Sindicais, a partir de uma nova política de valorização do salário mínimo.
Sendo assim, vamos conferir a seguir tudo o que se sabe até o momento sobre o novo valor do salário mínimo para 2024.
Valor do salário mínimo para 2024
Primeiramente é importante destacar que determinar o valor do salário mínimo não é uma questão simples, portanto, é preciso muito diálogo. Por isso é fundamental que todas as partes envolvidas tenham poder de voz, ou seja, governo, trabalhadores e empresários.
Contudo, após muito diálogo, a ministra Simone Tebet, oficializou a nova proposta de salário mínimo para 2024.
A princípio, de acordo com a ministra, a ideia do governo é aumentar o valor do piso salarial em R$ 101. Dessa forma, o salário mínimo para 2024 seria de R$ 1.421.
Quando começa a ser pago o novo piso salarial?
Uma questão importante de considerar é que o valor proposto para o salário mínimo de 2024 já conta com a atualização da correção proposta anteriormente.
Dessa forma, a correção do novo valor leva em consideração além do PIB dos dois anos anteriores, a correção da taxa Selic.
Com isso, o novo salário mínimo terá uma valorização maior do que pelo seu formato anterior de correção.
Contudo, o novo valor precisa da aprovação do Congresso Nacional ainda esse ano, para passar a valer já a partir de 1° de janeiro de 2024.
Todavia, a ministra Simone Tebet garantiu que o novo salário mínimo terá um aumento real.
“É óbvio que não há a menor chance de o presidente (Lula), no ano que vem, não dar aumento real do salário mínimo. Que se tire de qualquer lugar, mas o presidente não vai descumprir uma promessa de campanha”, disse Simone Tebet
Por fim, para mais notícias sobre o piso salarial, clique aqui.