no , ,

Saiu Edital Do Curso De Formação do Concurso INSS 2023

inss convoca concursados confira
inss convoca concursados confira

O edital de convocação para o curso de formação do concurso INSS foi publicado na quarta-feira(15/02), conforme retificação do comunicado divulgado pelo Cebraspe.

Dessa forma, os primeiros mil candidatos classificados na seleção foram convocados para a etapa de formação, que será realizada entre 6 de março e 5 de abril de 2023.

O curso se realizará em nove cidades do Brasil. Então, veja quais são:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Brasília (DF);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • João Pessoa (PB);
  • Manaus (AM);
  • Rio de Janeiro (RJ); e
  • São Paulo (SP).

Os aprovados terão direito a um auxílio financeiro correspondente a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.

Para ser aprovado nessa etapa, é necessário alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas.

Mais informações do concurso INSS

O concurso INSS está em andamento e sobretudo, oferece vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. No total são, mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio

Sendo assim, os aprovados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que pretende convocar mais 2 mil aprovados, além das vagas imediatas para os primeiros mil classificados. Conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

“Tem vários aspectos aqui, que são mais do que justos. A questão do concurso público, já foram mil, eu pretendo chamar os outros 2 mil, que estão esperando, até o final do ano”, disse o ministro.

De fato, essa não é a primeira vez que o ministro se compromete em convocar os aprovados no cadastro de reserva. Em janeiro, o titular da Previdência afirmou que, de imediato, os mil aprovados na seleção, mas, logo após, de dois a três mil concursados seriam convocados.

Se os aprovados no cadastro de reserva forem convocados, o curso de formação para esses candidatos ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal.

Aprovada em concurso, vira ação na justiça

A brasileira Noemi da Silva Araújo, de 29 anos, está sendo acusada de fraudar cotas raciais para ser aprovada em concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Hoje, a mulher ganha R$ 12 mil como Analista Judiciário. Assim, a acusação foi realizada pelo influencer digital e ativista racial Adalberto Neto.

Em resumo, o ativista expôs o caso em um vídeo divulgado em suas redes sociais, onde Neto diz que Noemi é branca e se autodeclarou como negra. Em um dos trechos do conteúdo compartilhado por várias pessoas, o influenciador fala sobre o fato de uma pessoa negra ter pedido a vaga no concurso público pela fraude da mulher.