no

Saiba como calcular o seu IPTU

Saiba como calcular o seu IPTU
Saiba como calcular o seu IPTU

Todo começo de ano existem dois impostos que sempre estão na cabeça do brasileiro, o primeiro é o IPVA, o segundo o assunto do nosso post, o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. No entanto, mesmo sendo um imposto anual, muitas pessoas não sabem como o cálculo deste imposto funciona.

Fora isso, este assunto fica mais importante durante o início do ano, onde a população mais se preocupa com o pagamento dos tributos. Fazendo a população se organizar financeiramente para este período faz toda a diferença para o resto do ano.

Além disso, entender como o IPTU é calculado ajuda o cidadão a se programar financeiramente para este período.

Como o IPTU é feito?

Primeiramente, o IPTU é um tributo que é pago apenas por terrenos e imóveis que estão localizados em centros urbanos. E os municípios onde estes imóveis estão localizados estipulas as regras que relacionada ao imposto.

Entretanto, este imposto tem base federal, com o valor final variando conforme o perfil do ativo imobiliário. Assim, os municípios se baseiam no valor venal deste imóvel, significando que o poder público que vai determinar um valor para este ativo.

Fora isso, o valor varia em cada ano, considerando alguns fatores, para ser mais preciso 3 fatores que são considerados para o valor do IPTU, que vão ser listados abaixo:

  • Tempo de existência do imóvel;
  • Tamanho do imóvel;
  • Valorização ou desvalorização da região em que o imóvel está.

Considerando os fatores acima, a formula que se utiliza para chegar no valor do IPTU é esta:

  • IPTU = (valor m² da região x área do imóvel) x alíquota do imóvel.

Por fim, quanto mais valorizada é a região que o imóvel se encontra, mais caro será o imposto. E quanto maior for o terreno, maior é a alíquota cobrada, relacionada ao ativo.

Como realizar o pagamento do imposto?

Em resumo, o contribuinte pode realizar o pagamento do IPTU através de um boleto que será emitido pela prefeitura. Entretanto, a pessoa tem a opção de realizar este pagamento a vista ou de forma parcelada, igual o IPVA.

E como dito acima, as regras do IPTU são de formas municipais. Assim, dependendo da prefeitura existem descontos que o contribuinte tem ao realizar o pagamento à vista.