no ,

Revisão da Vida Toda: entenda quando será o pagamento

Revisão da Vida Toda: entenda quando será o pagamento
Revisão da Vida Toda: entenda quando será o pagamento

Anunciado em 9 de janeiro, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), agora segurados tem a opção da Revisão da Vida Toda no aplicativo Meu INSS. Pois, todos os segurados se perguntam se existe a possibilidade de dar entrada na revisão sem ter que entrar com um processo na justiça.

Tanto faz ser processo administrativo ou jurídico, pois todos são analisados individualmente. Entretanto, mesmo o que o segurado possa dar início a este processo administrativo, este pagamento com a correção do salário não tem data definida para pagamento.

Quem pode realizar a Revisão da Vida Toda?

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirma em dezembro de 2022 a Revisão da Vida Toda. Com os segurados podendo fazer um novo cálculo de suas aposentadorias e auxílios. Não apenas aqueles que tiverem exercício desde julho de 1994.

Com os aposentados que começaram a receber benefícios entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 pode realizar a solicitação.

Contudo, para a pessoa realizar esta solicitação, deve estar recebendo o benefício há menos de 10 anos. Com o tempo sendo contado a partir do mês seguinte ao primeiro pagamento do salário da aposentadoria. Com outro ponto sendo a necessidade de ter iniciado a contribuição ao INSS antes de julho de 1994.

Assim, com o beneficiário cumprindo todos os requisitos, ele pode realizar esta solicitação da revisão da:

  • Aposentadoria por deficiência;
  • Aposentadoria especial;
  • Por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Por pensão por morte; e
  • Aposentadoria por invalidez.

Os segurados devem realizar este seguro do Meu INSS com cautela

Por fim, mesmo que o INSS tenha feito esta opção da Revisão da Vida Toda no aplicativo, o instituto informou a Folha de São Paulo que esta ferramenta se da apenas para a especifica demanda. Separando-a de outras revisões, e não se sabe o objetivo de transformá-la em um processo administrativo.

Assim, todos segurados devem ter cautela com o recurso, porque é possível dar entrada nesta revisão sem o auxílio de um profissional, assim acarretando diminuição no pagamento do benefício.