no , ,

Regularizar o CPF: Saiba como fazer e a importância disso

Regularizar o CPF: Saiba como fazer e a importância disso
Regularizar o CPF: Saiba como fazer e a importância disso

                O CPF (Cadastro de pessoa física) é considerado o documento mais importante, porém, não pense que só porque você o tem a anos, que sua situação não pode mudar, pode ser que em algum momento, você precise regularizá-lo.

                Sempre carregue o seu CPF, ou grave o seu número, ou ao menos anote o número e nunca, em hipóteses alguma, perca o seu CPF. Pois, você precisa dele para praticamente tudo! Seja para conseguir um cartão de crédito, compras no carnê, aquisição de propriedades, participar de programas e até mesmo para entrar em um prédio.

                É por isso mesmo que você precisa estar atento ao seu CPF e saber em qual situação que ele se encontra e, se for necessário, regularizar o CPF. Mas, não se preocupe, tendo isso em vista, nós apresentamos o passo a passo, para garantir a regularização do seu CPF.

Faça a consulta antes de regularizar o CPF

                Antes de tudo, é importante fazer uma consulta do CPF, para isso, você deve acessar o site da receita federal. Então, clique em “iniciar” e coloque os números do seu CPF e a data de seu nascimento. Depois disso, basta clicar em “consultar” e após o carregamento da página as informações necessárias estarão disponíveis.

                Se a informação for “situação cadastral regular”, então, está tudo certo com o seu CPF, mas pode ser que outras mensagens apareçam, sendo elas:

  • Pendente de regularização: Isso significa que no período de 5 anos, existe alguma declaração de imposto de renda de pessoa física que não foi entregue.
  • Suspensa: Significa que o seu cadastro está incompleto ou incorreto.
  • Cancelada: Por multiplicidade está cancelado.
  • Titular falecido: Por falecimento, o ano do óbito é incluso.
  • Nula: Sinal de que houve algum tipo de fraude nos dados cadastrados.

Como regularizar o CPF

                Para isso, basta acessar o site da receita federal com os seguintes documentos: identidade (precisa ser oficial e com foto), certidão de nascimento ou casamento, se for de menor, será necessário documento dos pais, comprovante de residência e uma selfie com o antigo documento.

                Caso não consiga online, é possível ir até o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, cartório ou aos correios.

Fique sempre atento

                O CPF é o documento mais importante que você tem, e saber as condições em que se encontra é primordial para o que quer que você faça. Portanto, fique atento aos nossos posts para saber tudo o que você precisa sobre ele.