no , ,

Regras para aposentadoria do INSS: quais as alterações

Regras para aposentadoria do INSS: quais as alterações
Regras para aposentadoria do INSS: quais as alterações

Aquele trabalhador que planeja se aposentar no ano de 2023 precisa levar em consideração algumas novas regras para aposentadoria do INSS. Com a chegada do novo ano, passam a existir regras mais severas e o direito ao benefício pode ficar para outro momento. Mas o que realmente aconteceu?

Bem, desde o final de 2019 a reforma da previdência alterou completamente a aposentadoria. Por conseguinte, os requisitos começaram a mudar ano após ano. Com isso, aquela pessoa que está em busca de receber precisa se planejar adequadamente para ter o valor no período certo.

Entretanto, vale destacar que aquelas pessoas que já estavam dentro das regras antigas do INSS não precisam se preocupar! Esses continuam seguindo as ações necessárias antes da nova lei, por conta de seu tempo de contribuição anterior a mesma.

Alterações nas regras para aposentadoria do INSS

O sistema se baseia em 3 pontos principais. As regras para aposentadoria do INSS, portanto, trabalham com essa parte. A primeira delas é a pontuação mínima, que recebe alteração anualmente. Nesse caso, é somado a idade da pessoa com seu tempo de contribuição para chegar a um valor.

Esse valor é definido pelo próprio INSS. Em 2023 os homens precisam ter pelo menos 100 pontos, enquanto as mulheres precisam de 90. Em outras palavras, o homem precisa ter pelo menos 35 anos de contribuição para o INSS e a mulher 30. A pontuação mínima continuará subindo a cada ano.

As regras para aposentadoria do INSS que podem apresentar mudanças também são referentes a Idade Mínima Progressiva e a aposentadoria por idade. Ambas são extremamente importantes e recebem alterações a cada ano também. 

Como realizar o pedido da aposentadoria

Para aqueles que desejam realizar o pedido da aposentadoria, saiba que existe a oportunidade de o realizar a partir do site ou aplicativo Meu INSS. No entanto, especialistas recomendam que essa ação seja realizada com bastante cuidado, de preferência com algum profissional que entenda da área.

Como as novas regras para aposentadoria do INSS ainda não chegaram para algumas pessoas, há grande possibilidade destas se prejudicarem. Um pedido, atualmente, pode levar até 30 dias e 6 meses para ser averiguado. Durante o processo, documentos há solicitações de diferentes documentos, portanto, tenha o máximo em mãos.

Portanto, possuir todos os comprovantes de recolhimento realizado ao longo da sua vida se torna uma ótima maneira de acelerar o processo. Não esqueça de nada, nem mesmo suas contribuições como Autônomo.