A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do mês de dezembro de 2022 da Restituição do Imposto de Renda no dia 22/12. Assim, o contribuinte acessa o site da Receita na Internet para a consulta a sua restituição e verifica se já disponível. É só um clique em “Meu Imposto de Renda”, e e na sequência em “Consultar Restituição”. São cerca de 488.637 contribuintes que receberão o crédito no próximo dia 29.
Sobretudo os valores das restituições são mais de R$ 903,37 milhões. Entretanto os lotes conhecidos como residual são de clientes que caíram na malha fina, corrigiram suas pendências. Além disso, a restituição são atualizadas pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final da entrega até o mês anterior ao pagamento, mais de 1% no mês de depósito.
Apesar disso, do total de R$ 235,61 milhões das restituições são para pessoas com prioridade, sendo 11.433 para contribuintes cuja a maior fonte de renda seja o magistério, 3.718 são pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave, e 4.613 para idosos acima de 80 anos e ainda 31.743 para idosos entre 60 e 79 anos.
Todavia no portal ainda é possível a correção da declaração, basta o contribuinte retificar as informações com pendências. No e-CAC é possível também a consulta simplificada e completa sobre a situação da declaração.
O contribuinte conta também com aplicativos de para smartphones e tablets disponibilizados pela Receita para consulta à declaração e situação cadastral do CPF. Além disso com esse aplicativo também é possível a consulta sobre a liberação da restituição do imposto de renda.
Receita Federal – Como receber o pagamento da restituição?
Logo o pagamento da restituição é realizado através da chave pix ou conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do imposto de renda. Porém se os dados para pagamento estiverem equivocados e o crédito não cair em conta, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse sentido, o contribuinte reagendará o pagamento da sua restituição, no seu nome, através do Portal BB, ou pela ligação para a Central de Relacionamento pelos telefones 4004-0001(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Contudo caso o contribuinte não resgate o valor no período de um ano. Então, deve solicitá-lo pelo Portal e-CAC acessando o Menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda. Em seguida ir em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, disponível no site da receita federal.