Quem recebe um salário mínimo e meio deve declarar Imposto de Renda? De fato, entenda.
Você sabe que, sobretudo, declarar o Imposto de Renda (IRPF) é quiçá obrigatório para quem recebe um salário mínimo e meio? Embora isso não seja lido com frequência, é uma lei brasileira que regulamenta a declaração anual obrigatória para quem recebe um salário mínimo e meio. Mas afinal, qual é a definição de salário mínimo, quem deve fazer a declaração e quais as principais obrigações relacionadas ao IRPF?
O salário mínimo é o valor mínimo que um empregado pode receber do seu empregador. É regulamentado anualmente pelo governo brasileiro, considerando os custos de vida e a inflação. O valor salarial está atualmente em R$ 1.302,00.
Alguns empregadores pagam mais que o salário mínimo a seus empregados, mas, independentemente do salário recebido, todos devem prestar atenção às contas a Receita Federal e se devem ou não declarar Imposto de Renda.
Quem deve declarar o Imposto de Renda?
O atraso da tabela do IRPF é atribuído ao fato de a isenção estar abaixo da inflação. Isso porque a inflação aumenta a cada ano no Brasil. Para ilustrar, no ano passado a diferença foi a maior da história em 148,1%.
Se a tabela deste ano fosse alterada, todos os contribuintes brasileiros que ganham em média R$ 4.683,95 por mês estariam isentos de declarar o imposto, o que incluiria mais de 13 milhões de pessoas físicas atualmente beneficiadas com a mudança.
Segundo o governo federal, 37,9 milhões de contribuintes precisarão declarar o Imposto de Renda, com isso, aumentou o número de pessoas obrigadas a declarar o IRPF. O período de declaração sempre começa no primeiro dia de março e termina no último dia de abril. No total, faltam aproximadamente 30 dias para fazer a declaração.
Quem tiver dificuldade para fazer a declaração este ano, a recomendação é procurar um especialista na área, geralmente um profissional tributário, para concluir o processo.
Outra obrigação vital é armazenar todas as informações sobre as despesas e pagamentos realizados ao longo do ano fiscal. Estes documentos, assim como a declaração, devem ser conservados por, pelo menos, cinco anos.
Declarar Imposto de Renda torna-se simples.