no , ,

REAJUSTE De 5,6% Autorizado Pelo Governo

subiu! aumento nos preços dos remédios veja
subiu! aumento nos preços dos remédios veja

O reajuste no preço de remédios foi autorizado pelo governo federal e aprovado pela Cmed. O aumento pode chegar a 5,6% e já está em vigor a partir de 31 de março.

A Cmed é responsável pela regulação do mercado de medicamentos no Brasil e é formada por representantes de vários ministérios, como Saúde, Economia e Justiça. O reajuste leva em consideração diversos fatores, como a inflação, variação cambial, custos de produção, entre outros.

Reajuste nos remédios

“As empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços de seus medicamentos a partir de 31 de março de 2023, nos termos desta resolução”, diz o ato. O porcentual de aumento deste ano veio menor do que o praticado em 2022 e em 2021, que foram de 10,89% e 10,08%, respectivamente.

A partir de 2023, haverá uma mudança na política de ajuste de preços de medicamentos no Brasil. Em vez de uma abordagem diferenciada para diferentes tipos de medicamentos, o aumento máximo permitido será linear, com um índice de 5,6% aplicado a todos os produtos.

Sobretudo, essa mudança deve afetar aproximadamente 13 mil medicamentos disponíveis no varejo brasileiro.

O aumento em questão se refere ao preço máximo permitido para cada medicamento, não necessariamente refletindo o valor praticado nas farmácias.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), essa abordagem limitada de regulação de preços não funciona adequadamente e oferece menos proteção ao consumidor, permitindo múltiplos aumentos de preços ao longo do ano.

Dessa forma, vale ressaltar que o aumento máximo permitido foi de 10,08% em 2021 e de 10,98% em 2022.

Veja algumas dicas para economizar

É importante pesquisar antes de comprar medicamentos. Os reajustes de preços não são automáticos nem imediatos, portanto, é possível encontrar variações de preço entre diferentes fabricantes de um mesmo princípio ativo.

Sendo assim, algumas redes de farmácias e planos de saúde oferecem descontos em seus produtos, e os remédios genéricos geralmente são mais baratos do que os medicamentos de marca. Então, vai uma dica é solicitar ao médico que faça a prescrição com base no princípio ativo, em vez do nome comercial, para facilitar a compra do genérico.

Como obter remédios gratuitos?

Para doenças como diabetes, asma e hipertensão, é possível obter medicamentos gratuitos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil.

Para isso, a pessoa precisa se dirigir a uma farmácia que exiba o logotipo “Aqui tem farmácia popular” ou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que ofereça o serviço.

É necessário apresentar a receita médica e um documento com foto para retirar os medicamentos gratuitamente.