no , ,

Quem é o novo ministro do Tribunal de Contas da União?

Novo ministro do Tribunal de Contas da União?
Novo ministro do Tribunal de Contas da União?

Na quinta-feira, 02, a Câmara do Deputados escolhe o novo ministro que ficará a frente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Desse modo, o escolhido para a função foi o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), que teve 239 votos dos 493.

Agora, sua indicação segue para o Senado Federal

Entre os concorrentes ao cargo, além de Jhonatan, estava, Soraya Santos (PL-RJ), que teve 75 votos e Fábio Ramalho (MDB-MG), que ficou com 174 votos.

Outros cinco deputados passaram em branco, ou seja, não somaram nenhum voto.

Jonathan de Jesus foi uma indicação de Arthur Lira para o Tribunal de Contas da União (TCU)

A saber, o deputado Jhonatan Jesus teve um importante cabo eleitoral para poder se dar ne disputada pela chefia do TCU.

Nada menos do que o todo poderoso Arthur Lira (PP), reeleito para mais dois anos como presidente da Câmara do Deputados.

Aliás, Lira acabou de ser reeleito presidente da câmara com uma votação recorde.

Assim, com a indicação de Jesus para a presidência do TCU, Lira firma o acordo com o presidente do Partido Republicanos, Marcos Pereira.

Essa votação para ministro do Tribunal de Contas foi a primeira a convocada realizada por Lira após a reeleição, na quarta-feira, 1º.

Contudo, a indicação de Jesus para a chefia do TCU sofreu críticas e muita resistência, até mesmo dentro do próprio Tribunal, assim como dentro da própria casa legislativa, de acordo com divulgado pela Folha SP.

Visto que Lira havia se comprometido de apoiar a deputada Soraya Santos e o deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

A eleição do TCU estava prevista para ocorrer em agosto de 2022, contudo, Lira decidiu pela prorrogação das votações para depois da escolha da Mesa Diretora da Câmara.

Quem é Jhonatan de Jesus?

Jhonatan Jesus está em seu 4º mandato com deputado federal. Profissionalmente Jesus é médico.

Desse modo, Jhonatan Jesus, que atualmente é do partido Republicanos, assumirá o lugar da então mininstra Ana Arraes, que deuxou a presidência do TCU em julho de 22.

Entretanto, como dito anteriormente, a indicação de Jesus para o Tribunal de Contas da União ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal.

Em sua breve fala após a vitória, Jhonatan disse que: “Serei a voz da Câmara no Tribunal de Contas da União. A nossa missão é reaproximar o Parlamento Brasileiro do TCU”.

Para mais notícias sobre o cenário político do país, clique aqui.