no , , ,

Quando começa o Desenrola Brasil?

Quando comeca o Desenrola Brasil
Quando comeca o Desenrola Brasil

Foi com o objetivo de acabar com esse endividamento da população que o ministro da fazendo Fernando Haddad anunciou o programa Desenrola Brasil.

De acordo com o levantamento do Serasa, hoje, quase 70 milhões de pessoas estão com o nome negativados.

Um número recorde de endividamento da população brasileira.

Portanto, a seguir explicaremos todo os detalhes do Desenrola Brasil, como por exemplo, qual é o público alvo do programa.

Assim como tudo o que foi divulgado sobre o programa até o momento, inclusive quando o programa será iniciado.

Programa Desenrola Brasil 2023

A priori, o anunciado do Desenrola Brasil foi feito pelo ministro da fazendo Fernando Haddad, ainda no início do ano.

Todavia, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também vinha reforçando a implementação do Desenrola Brasil.

E de acordo do Haddad, o projeto de lei do Desenrola será enviado ao presidente Lula agora no começo de fevereiro.

Como vai funcionar o Desenrola Brasil?

O Desenrola será uma medida fundamental para combater o endividamento excessivo da população.

Assim, a ideia inicial é a criação de um fundo garantidor, com recursos públicos, que serviria como um amparo que daria segurança na negociação das dívidas.

Assim, os bancos poderiam repassar os valores com taxas de juros mais baixas aos clientes, visto que estariam garantidos de serem cobertos pela União em casa de inadimplência.

Por outro lado, os credores precisam dar descontos na dívida para terem acesso a modalidade, que lhes garante o pagamento da dívida.

Contudo ainda não está definido se terá um percentual mínimo de abatimento.

De acordo com Isaac Sidney, presidente da Febraban, os bancos públicos e privados têm interesse na negociação.

“A equalização do endividamento tem um importante apelo social, já que cria condições para ampliar a inclusão financeira dos mais necessitados, aumenta o consumo e contribui para uma expansão das operações de crédito”, diz.

Ainda segundo Sidney, a Febraban entrou em dialogado com o governo desde a transição para construir um programa que consiga “desnegativar consumidores”.

“O desafio é quem alcançar e quais serão as dívidas. A tendência é que sejam aqueles devedores que ganham até dois salários mínimos, e as dívidas sejam aquelas do dia a dia das pessoas, como concessões de serviços públicos, crediário”, acrescentou.

Dessa forma, com a implantação do Desenrola Brasil, os consumidores(a) que tenham interesse em quitar dívidas referentes ao cartão de crédito, cheque especial ou crédito pessoal terão acesso a descontos, novos prazos e valores renegociados.

Quem pode participar do Desenrola Brasil?

Abaixo segue o público alvo do Desenrola Brasil

– Pessoas físicas com dívidas;

– Micro e pequenas empresas.

Além disso, segundo o ministro Wellington Dias existe ainda a possibilidade de uma linha específica para quem está com dívidas do consignado do Auxílio Brasil.

Contudo, essa e outras linhas de crédito devem ficar para um momento posterior.

Quando vai começar o Desenrola Brasil?

Na reunião com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outros ministros, Haddad falou que vai apresentar na próxima semana o desenho do programa ao presidente.

O objetivo é que o lançamento do Desenrola Brasil aconteça ainda em fevereiro.

Finalmente, é importante lembrar que essa ação ainda será amplamente divulgada pelo próprio Governo Federal em seu lançamento.

Por fim, há a possibilidade que o Desenrola Brasil seja anunciado possível junto com o lançamento do novo Bolsa Família em 2023 que vai começar a pagar o adicional de R$ 150 a partir de março.

Para mais notícias sobre o governo Lula, clique aqui.