A confirmação do valor do novo salário mínimo para o ano de 2024 é aguardada com muita expectativa por milhões de brasileiros e brasileiras e ao que tudo indica, haverá um aumento significativo, principalmente se comparado com os reajustes que foram concedidos nos últimos anos.
Todo início de ano, o salário mínimo sofre um reajuste, que passa a valer desde o dia 1° de janeiro.
Com a volta de Lula (PT) a presidência, o governo adotou uma nova política de reajuste do piso salarial, com o objetivo de devolver aos trabalhadores um aumento real no valor do salário mínimo.
Portanto, vamos conhecer com detalhes a nova política de valorização do salário mínimo e qual será o seu valor para o ano de 2024.
Valor do salário mínimo em 2024
Até o ano de 2019, o aumento do salário mínimo era feito a partir de um cálculo que considerava tanto a inflação do ano anterior, como no crescimento do PIB (Produtor Interno Bruto).
Esse formato de cálculo, permitia que o reajuste do salário mínimo ficasse sempre acima da inflação, proporcionando assim, um aumento real no salário dos trabalhadores(a).
Mas, como dissemos acima, em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL), em conluio com seu Ministro da Economia, Paulo Guedes, mudaram a regra.
A mudança passou a valer a partir de 2020 e o cálculo do reajuste do salário mínimo passou a considerar apenas a inflação. Com isso, o aumento do salário mínimo passou a ser menor do que a inflação.
Isso levou os trabalhadores do país a não terem um aumento real dos seus salários nos anos de 2020, 2021 e 2022.
Contudo, com a volta do petista ao poder, o governo mudou novamente as regras do cálculo do salário mínimo, que em 2024, volta a considerar também o PIB, além da inflação do ano anterior, para determinar o valor do piso nacional.
A saber, o governo já enviou ao Congresso Nacional, a proposta com o novo valor do salário mínimo de 2024, que foi de R$ 1.421. Ou seja, um aumento de R$ 101.
Porém, o governo ainda espera a aprovação dos parlamentares para poder confirmar o novo valor.
Benefícios do INSS que também aumentam com o reajuste do piso salarial
Todos os benefícios sociais e previdenciários pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tem como referência o valor do salário mínimo.
Ou seja, benefícios como aposentadorias, pensões e até mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo, também são reajustados junto com o piso salarial.
Outro que também sofre o reajuste é o abono salarial do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação Patrimonial do Servidor Público).
Portanto, a reajuste do piso salarial tem um impacto direto em todos os setores da economia do país e como não poderia deixar de ser, esperamos todos com muita ansiedade a confirmação do novo salário mínimo de 2024.
Por fim, para mais notícias sobre o salário mínimo de 2024, clique aqui.