no , ,

Quais Os RISCOS Do Tesouro RENDA+? Tire Suas Dúvidas

tire suas dúvidas sobre o tesouro renda+
tire suas dúvidas sobre o tesouro renda+

Começou na última segunda-feira (30/01), a comercialização do Tesouro Renda+. Ele agora, é um novo título de investimento, voltado para contribuir na futura aposentadoria do investidor.

De fato, essa modalidade é bastante segura, conforme avaliação de especialistas, pois é um título público, portanto, conta com garantia do Governo Federal, que costuma ter baixo risco de calote.

Em segundo plano, outro ponto positivo dele é que a monetização é corrigida pela inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, há proteção contra a perda de poder de compra.

Inicialmente, a partir de R$ 30 a pessoa já pode fazer este investimento mensal. Portanto, de maneira fácil, o pagamento pode ser realizado via Pix na plataforma do Tesouro Direto.

Entenda o que é o Tesouro RendA+

Todavia, ao adquirir o Tesouro RendA+ o investidor define uma data de vencimento e o pagamento é realizado em parcelas mensais, durante 20 anos. Nesse sentido, ele é destinado para um complemento da aposentadoria, pois a pessoa que investiu receberá um salário pelo período escolhido.

Logo, os rendimentos desse título são os mesmos que outros de taxa fixa. Sendo assim, o valor do Imposto de Renda fica assim:

  • alíquota de 22,5% para resgate de até 180 dias;
  • alíquota de 20% para prazos de 181 a 360 dias;
  • alíquota de 17,5% para prazos de 361 a 720 dias;
  • alíquota de 15% para prazos de mais 720 dias.

Existe a possibilidade do resgate ser feito de forma antecipada, porém, nestes casos, além de perder muito rendimento, será cobrada uma taxa sobre o valor resgatado. A porcentagem varia de acordo com a antecipação do resgate. Confira:

  • em menos de dez anos — taxa de 0,50% ao ano sobre o valor resgatado;
  • entre 10 e 20 anos — taxa de 0,20% ao ano;
  • acima de 20 anos — 0,10% ao ano.

Vale salientar que, apesar de ser bastante seguro e ter bom rendimento, há algumas ressalvas destacadas pelos especialistas econômicos.

Sobretudo, a primeira questão é que na avaliação da grande maioria, o RendA+ é interessante para aqueles investidores com condições de pagar mensalmente pelo título e que podem cumprir o prazo contratado.

Resumindo, em hipótese nenhuma este título serve para substituir a aposentadoria oriunda do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), pois é preciso lembrar que o rendimento dele é por tempo limitado a 20 anos. Já o INSS paga o segurado de maneira vitalícia.