no

Prova de Vida do INSS em 2023

Prova de Vida do INSS em 2023
Prova de Vida do INSS em 2023

De acordo com as novas regras, a Prova de Vida do INSS acontecerá online em 2023.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Assim, recebe contribuições para a manutenção do sistema geral de previdência social, que é responsável pelo pagamento de pensões, salários-maternidade e pensões por morte, doença, acidente, separação e outras prestações que façam parte do centro de gravidade das Atividades Exclusivas do Estado.

Para este ano, a Prova de Vida do INSS, que até então era realizada uma vez ao ano de forma presencial, tem novas regras. Continue lendo para ver o que mudou.

INSS: Como solicitar benefícios por doença ou invalidez

Conheça as NOVAS regras para a Prova de Vida do INSS

A prova de vida do INSS foi temporariamente suspensa durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 no ano passado, mas voltará a ser cobrada este ano por meio de novas regras. Vale ressaltar também que a prática anual é obrigatória para o organismo.

Portanto, durante o procedimento, aposentados, pensionistas e beneficiários de benefícios municipais devem provar que estão vivos. O documento é necessário para que o cidadão continue recebendo o pagamento mensal do seu benefício do INSS.

Até o ano passado, a verificação era feita pessoalmente em agências da previdência. Entretanto, passou por mudanças, o beneficiário vai ter que comprovar de forma online em 2023.

Dessa forma, o INSS usará a tecnologia para cruzar dados de diferentes órgãos públicos para identificar pessoas que se cadastraram recentemente.

Assim, no ano passado, a eleição foi registrada pelo voto dos idosos, que foi utilizado como reflexo do novo modelo de Prova de Vida, sob o argumento de que os dados eleitorais podem servir como um novo modelo para comprovar que o segurado está vivo.

Outros dados também podem ser utilizados, como por exemplo, informações de vacinação cadastradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dessas, outras atividades relacionadas a diversos órgãos públicos também podem servir como prova de vida.

Saiba como vai funcionar a nova Prova de Vida do INSS

Com as novas regras, não cabe mais ao segurado provar que está vivo, e sim ao INSS.

Veja abaixo a lista de documentos para comprovar a verdadeira condição de cidadão:

  • Prova de voto nas eleições;
  • Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Acesso ao site ou aplicativo Meu INSS;
  • Carteira de vacinação;
  • Realização de perícia médica;
  • Restituição do Imposto de Renda;
  • Emitir ou renovar documentos oficiais (exemplo: RG, CNH, CTPS);
  • Atendimento pessoal em repartições de previdência social;
  • Atualização de dados no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico);
  • Recebimento de benefícios com reconhecimento biométrico;
  • Registro ou recadastramento em órgãos de transporte ou órgãos de segurança pública.