no ,

Programa de CNH gratuito vai continuar em 2023? Inscrições

CHN Social com gratuidade vai abrir inscrição em 2023?
Quem pode tirar carteira de motorista grátis no programa CNH Social?

A gratuidade da carteira de motorista é para muitas pessoas, a única chance de poder conduzir veículos, por esse motivo a pergunta se o programa de CNH gratuito vai continuar em 2023, é interessante para grande parte da população brasileira.

Atualmente, 18 estados oferecem CNH Social, um programa voltado para famílias de baixa renda.

Muitos cidadãos precisam da carteira de motorista para trabalhar, ampliando tanto as chances de emprego, como a possibilidade de trabalhar por conta própria.

O que torna mais difícil para pessoas de baixa renda conseguir ter sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é o valor que precisa investir, que fica acima da realidade de muitas famílias.

Como se inscrever na CNH Social e como funciona?

O Programa CNH Social, você encontra em 18 estados brasileiro, porém, a matéria de projeto Lei para tornar um programa que beneficie pessoas inscritas no Cadastro Único.

A inscrição no programa para obter gratuidade é o primeiro passo, para isso, o cidadão pode fazer cadastro no CadÚnico. Por ser a base de dados nacional, para ter acesso aos programas gratuitos e benefícios é necessário.

Depois é preciso acompanhar o site oficial do  Departamento de Trânsito (Detran) em seu estado.

Em geral, quando o Detran abre inscrições, divulga no próprio site, por isso é preciso acompanhar. O ideal seria salvar nos favoritos do navegador e colocar um lembrete na agenda do celular, para toda semana acessar.

A CNH Social cobre todos os custos das aulas práticas e teóricas, além das demais taxas, por esse motivo, a quantidade de vagas para o programa não é grande, em alguns estados a média é de 40 vagas.

Veja as regras para se inscrever no Programa CNH Social e ter sua carteira de motorista gratuita.

Ser maior de idade, ter 18 ou mais.

Renda de até dois salários mínimos;

Estar sem emprego formal por pelo menos um ano;

Ser estudante de públicas

Ser integrante de programas de transferência de renda governamentais, como o Bolsa Família;

Não ter cometido infrações no trânsito;

Ser trabalhador do setor de transporte público, nesse caso cobrador ou outra área.

Estados que abrem vagas para CNH Social são: Amazonas,  Pernambuco; Mato Grosso, Tocantins, Santa Catarina, Piauí; Rio Grande do Norte,  Ceará; Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Acre, Pará, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Roraima.

Outros estados brasileiros ainda podem oferecer o benefício ainda em 2023.

Então quem mora em em região que não está na lista, não deve desanimar e também acompanhar o site do Detran em seu estado.