no , ,

Problemas de coluna: situações que podem aposentar

Problemas de coluna: situações que podem aposentar
Problemas de coluna: situações que podem aposentar

Quem sofre de problemas na coluna sabe como é difícil realizar atividades do dia a dia ou relacionadas a algum tipo de trabalho. Mas, com isso, trabalhadores que atendam algumas especificações relacionadas a essa doença, podem se aposentar por invalidez. Mas isso está mais relacionado ao estado físico do trabalhador, do que a doença necessariamente.

A seguir preparamos um artigo especial com as principais informações sobre esse assunto para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe.

Problemas de coluna: quais doenças podem levar a aposentadoria?

Há algumas doenças na coluna que dificultam ou impossibilitam um trabalhador de realizar atividades que necessitem de seu uso.

Assim, as principais doenças que garante a um trabalhador aposentadoria por invalidez são:

  • Hernia de disco
  • Osteofitose
  • Discopatia degenerativa
  • Protusão discal
  • Cervicalgia

Apenas ter problemas de coluna garante a aposentadoria?

Não. Como já citado, apenas ter a doença não garante aposentadoria, pois, é considerado estado físico do trabalhador. Mas, o que garante o benefício é a determinação de que o trabalhador está inapto a realizar suas funções por conta da doença.

Por isso, caso algum trabalhador possua uma das doenças listadas acima e ainda assim consiga conviver com ela sem que ela interfira em suas atividades de trabalho, este não terá direito a aposentadoria por invalidez.

Vale lembrar que a aposentadoria é um benefício concedido pela Previdência Social aos trabalhadores que preenchem requisitos legais. É também um afastamento remunerado visando desfrutar de benefícios de uma previdência.

Como solicitar o benefício de invalidez?

Para solicitar o benefício de aposentadoria por invalidez é necessário atender a três requisitos.

  1. Já estar afastado de suas atividades de trabalho por auxílio-doença, com laudo da perícia médica do INSS.
  2. Comprovar ter a doença ou acidente que impossibilita o trabalhador de retornar ao trabalho.
  3. Ter contribuído com a previdência social no mínimo a 12 meses.

O que determinará ou não a aptidão do trabalhador a receber o benefício será uma perícia realizada pela junta médica do INSS. Serão eles que iram analisar e dar o parecer se a pessoa pode ter uma reabilitação referente a doença ou se ela é permanente.

Agora é só buscar os seus direitos

Se você atender aos requisitos para solicitar a aposentadoria por invalidez, busque seus direitos. Problemas na coluna são doenças serias é precisam de atenção e cuidado constantes. Por isso fique atento também aos sintomas que podem sugerir que você tenha um desses problemas.

Para sempre ficar informado sobre as principais notícias e informações para sua saúde, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima.