no , ,

Preço do Ovo vai subir? Entenda!

Preço do Ovo vai subir? Entenda!
Preço do Ovo vai subir? Entenda!

Preço do ovo vai subir? Entenda o que está acontecendo e ainda vai acontecer! Durante as últimas semanas, os consumidores notaram um infeliz aumento pontual nos preços dos ovos. Veja o motivo dessa alta agora mesmo!  Apesar da escassez dos ovos nos Estados Unidos e na Europa não afetarem o Brasil diretamente, o valor do insumo deverá permanecer alto aqui na região. No território do Japão, o preço do ovo já subiu 75%.

Preço do ovo vai subir? Veja o que está acontecendo e ainda vai acontecer! Durante os últimos anos, a produção dos ovos no país diminuiu, por conta da seca que afetou a produção nacional de milho. E desse modo, o valor do insumo ficou alto. Um dos maiores aumentos foi no Pará, onde já houve um aumento entre 15% e 18% do preço nominal do ovo.

Um dos principais fatores tem ligação com as exportações dos ovos. No mês de janeiro a outubro de 2022, houve um aumento de 52,3%. O qual totalizou US$ 19,657 milhões. Portanto, no mesmo período de 2021, o valor havia sido de R$ 12,903 milhões. E ainda devemos levar em conta que os Emirados Árabes são um dos principais compradores de ovos do Brasil. Eles são responsáveis por comprar 48% da produção nacional. Ou seja, quase 50% da produção é enviada para o país.

Aumento ou diminuição nas Exportações?

Conforme o Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, o qual presta assessoria para o comércio exterior, o Brasil não conseguirá atender a demanda internacional nesse momento. Ou seja, por conta desse fator o valor de mercado externo pode influenciar muito mais no preço do ovo no território brasileiro.

“Apesar do Brasil ser suficiente na produção de ovos e não estar sofrendo de escassez, os brasileiros enfrentarão o preço bastante elevado do produto devido a sua diminuição da produção. E ao mesmo tempo, também será afetado pela questão do valor do mercado externo”, explicou o especialista.

Com a mudança de preços, a oferta foi afetada! Assim, um outro fator que impacta diretamente no preço do ovo no Brasil é a própria variação cambial. Ou seja, mesmo que o dólar tenha tido algumas quedas nas últimas semanas, ainda assim será impactado na economia. Fato o qual inclui diversos custos logísticos. 

Desse modo, ainda conforme Pizzamiglio, “nós vivemos em uma economia globalizada, com vantagens e desvantagens. Pois quando o dólar está alto, isso tem impacto direto no transporte, devido ao preço dos combustíveis serem afetados, esse valor elevado é também é repassado para o preço final desses produtos.”
Por último, um outro fator que implica no aumento dos preços do ovo é a nossa seca. Fator que diminui as vendas para o mercado externo. “Acreditamos que a nossa prioridade no momento será o abastecimento do mercado nacional e pelo fato de termos uma produção reduzida, a questão fica muito mais complexa devido essa triste falta de oferta”, afirmou Pizzamiglio.