no ,

Porque o CadÚnico deve ser sempre atualizado

Porque o CadÚnico deve ser sempre atualizado
Porque o CadÚnico deve ser sempre atualizado

Primeiramente, o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) foi concebido em 2002. A fim de auxiliar o Governo Federal a identificar o cidadão que está apto a ser um beneficiário de projetos sociais.

Com este banco de dados passando ser muito utilizado em 2003, quando o Bolsa Família foi criado no primeiro mandato de Lula. Assim, em 2021 o programa bate recorde de inscritos devido o Auxílio Brasil que foi criado durante o mandado do ex-presidente Bolsonaro.

Além disso, o CadÚnico oferece acesso a outros benefícios fora o Bolsa Família. Por exemplo, descontos em conta de luz e viajar de graça. No entanto, uma coisa muito importante, é necessário você manter o seu cadastro sempre atualizado.

Como realizar a inscrição no CadÚnico?

Como dito acima, o CadÚnico é a porta de entrada para vários programas do Governo Federal, além de alguns estaduais, municipais ou de iniciativa privada. E para você realizar a inscrição neste banco de dadas governamental, você precisa se encaixar na categoria de baixa renda, confira abaixo quem pode se inscrever:

  • Cidadãos com renda familiar mensal de até meio salário-mínimo per capita (por pessoa); 
  • Quem tem uma renda acima da citada anteriormente, mas precisa se inscrever em algum programa social atrelado ao CadÚnico. 

E para realizar a inscrição é feita de forma presencial, porque assim os agentes sociais podem verificar se a pessoa precisa entrar em programas sociais. Assim, a pessoa precisa procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo.

Além disso, a pessoa tem que realizar uma pré-inscrição online clicando aqui.

E nessa inscrição a família deve escolher uma pessoa que será responsável pelo CadÚnico da família. Tendo que ter no mínimo 16 anos, de preferência ser mulher e no dia da inscrição levar um documento oficial com foto e de todos os integrantes de sua família. Fora o documento oficial, deve ter o número do CPF de todos os integrantes da família.

Com a oficialização da inscrição no banco de dados do governo, você receberá o NIS (Número de Inscrição Social).

Quando é necessário realizar a atualização de seu cadastro?

Por fim, a atualização do CadÚnico deve ser feita a cada dois anos, e sempre que tem uma mudança na família, como o aumento ou diminuição de integrantes ou de renda.

Com o primeiro caso, é necessário o beneficiário comparecer a um CRAS para fazer a atualização, sendo possível averiguar a necessidade através do site do CadÚnico. Entretanto, em atualizações cadastrais, como as citadas, o procedimento pode ser feito totalmente online.

E caso a pessoa não atualize o seu cadastro, pode causar o cancelamento dos benefícios pagos.