no ,

PIX taxado a partir de janeiro? Confira!

PIX taxado a partir de janeiro? Confira!

O PIX é o instrumento mais utilizado pelos brasileiros para realizar transações financeiras. Dito isso, ele superou as transações com cartão de crédito e débito recentemente. Ter o PIX taxado a partir de janeiro é uma realidade?

Apesar de ser o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), esse serviço tem facilitado a vida de muita gente. Uma vez que podemos fazer transferências bancárias, depósitos e pagar contas sem quaisquer taxas adicionais. Podemos esperar PIX taxado a partir de janeiro?

No entanto, o sistema sofrerá algumas alterações em 2023, deixando os usuários com dúvidas sobre o futuro do serviço. Afinal, o PIX seria taxado em janeiro? É o que descobriremos em breve.

Mudanças no PIX: taxado a partir de janeiro?

Os benefícios de utilizar um serviço que facilita transações gratuitas em segundos são significativos. Em agosto de 2022, 478 milhões de chaves foram registradas somente neste serviço.

No entanto, ficamos surpresos ao descobrir que o PIX passará por alterações no dia 2 de janeiro. Com isso, discutiremos a seguir quais alterações serão implementadas em 2023. Será que o PIX taxado a partir de janeiro?

Os clientes terão permissão dos bancos para alterar a duração da noite. No entanto, esta modificação só é autorizada para redução de margem. Como resultado, o horário para mudança é entre 20:00 h e 06:00 h. A alteração propriamente dita só será possível durante o horário das 22:00 e 06:00.

O Banco Central (BC) registrou na última sexta-feira (20) alta utilização do sistema. Especificamente, o sistema de pagamentos instantâneos teve 100 milhões de transações em 24 horas.

O PIX foi empregado em 104,1 milhões de tarefas diferentes. Isso é significativo porque superou seu próprio recorde anterior de 99,4 milhões de movimentos em 30 de novembro de 2022.

O aspecto mais notável é que o sistema foi capaz de suportar a sobrecarga sem nenhuma falha. Como resultado, não houve instabilidade durante o período de utilização que levasse ao elevado número de transações acima mencionado.

Os usuários conseguiram concluir as ações pretendidas sem nenhuma dificuldade. Acredita-se que o total de valores trocados naquele dia tenha sido de R$ 60,3 bilhões.

De fato, o PIX foi um desenvolvimento significativo no setor financeiro. Apesar de seu lançamento recente, tem sido benéfico para a vida dos usuários. Desde o final de 2020, é empregado e endossado por 85% dos brasileiros, conforme levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O que dizer sobre PIX taxado a partir de janeiro?

O que esperar da taxação?

O Pix será taxado a partir de janeiro? Não há qualquer prova taxação do Pix para pessoas físicas. “Também não há qualquer intenção de se mudar as regras de gratuidade vigentes”, diz o BC. Importante falar que para pessoas jurídicas é permitido que as instituições participantes cobrem taxas por transação.