no , , ,

Pix sofre novo tipo de GOLPE. Saiba como se proteger!

Pix sofre novo tipo de GOLPE. Saiba como se proteger!
Pix sofre novo tipo de GOLPE. Saiba como se proteger!

O Pix caiu muito rapidamente nas graças dos brasileiros e brasileiras e já é a principal forma de pagamento e transação bancária do país, por isso é importante estar atento ou atenta a um novo tipo de golpe que os criminosos estão aplicando.

Apesar da segurança do sistema Pix, o fato das transações serem instantâneas, além de praticamente todas as pessoas possuírem um celular com uma conta digital, é um verdadeiro chamariz para os criminosos.

Criminosos esses, que criaram um novo golpe no qual eles entram nos celulares das vítimas e desviam o Pix para a suas contas.

Sendo assim, confira a seguir todos os detalhes do novo golpe do Pix e se previna para não ser a próxima vítima.

Novo golpe do PIX

Infelizmente, os criminosos não dormem no ponto e estão constantemente em busca de novas metodologias criminosas para aplicarem seus golpes.

Portanto, nós, cidadãos e cidadãs, que costumamos ser vítimas desses criminosos, também não podemos “dar mole”.

Nos últimos meses, os criminosos passaram a aplicar um novo golpe do Pix, que até o momento já fez 6,3 mil vítimas, de acordo com dados da Kaspersky, empresa de segurança digital.

De acordo com a Kaspersky, os criminosos utilizam um sistema chamado ATS (Automated Transfer System) para aplicar o golpe.

Trata-se de um sistema que automatiza as transferências de uma conta para outra. O golpe é feito a partir de um vírus Trojan, que infecta o celular e realiza a transação automaticamente, sem que a vítima perceba.

Como funciona

Conforme uma pesquisa recente, esse golpe do Pix o é o segundo tipo de golpe digital mais aplicado em toda a América Latina em 2023. Ou seja, tem potencial para enganar muito mais.

O golpe acontece da seguinte maneira: os criminosos enviam mensagens falsas para as vítimas, com links ou aplicativos infectados com um vírus Trojan.

Se a pessoa clicar no link ou mesma baixar o aplicativo, já suficiente para infectar o celular com vírus que vai fazer as transferências via PIX através da conta da vítima.

Todavia, esse tipo de vírus trojan pode estar presente também em outros tipos de aplicativos.

Por exemplo, se alguém prometer uma versão “Gold” do WhatsApp, desconfie. Imitações de aplicativos ou app´s “espiões” também trazer esse e outros tipos de vírus.

Como se proteger

Geralmente esses tipos de vírus, ao se instalarem, emitem uma mensagem de atualização de algum aplicativo. Contudo, a mensagem é falsa, não há necessidade de atualização nenhuma.

É justamente nessa hora que a pessoa aceita a falsa atualização, que o vírus se instala.

Sendo assim, a primeira sugestão para evitar esse tipo de golpe que desvia Pix, é não instalar qualquer tipo de aplicativo suspeito.

Outra dica é não conceder permissão de acessibilidade no seu celular para aplicativos suspeitos. Principalmente para aparelhos Android, esse é o momento em que o vírus “entra”.

O mais recomendável é baixar os aplicativos sempre nas lojas oficiais do Play Store e Apple Store.

Por fim, para mais dicas de como se proteger de golpes, clique aqui.