O Pix está sempre trazendo novidades para agilizar a vida de seus usuários(a) e isso tem provocado uma verdadeira revolução nas transações financeiras no Brasil por conta da sua instantaneidade.
Porém, como o desenvolvimento tecnológico não pode parar, o Pix também não e por isso, o Banco Central (BC) anunciou novidades sobre o pagamento instantâneo.
As novidades nas funcionalidades do Pix, só vão consolidá-lo ainda mais como a principal forma de pagamento do Brasil.
Sendo assim, sem mais demoras, vamos conhecer a seguir todas as novidades que chegaram recentemente ao Pix.
Pagamentos automáticos
A possibilidade de realizar pagamentos automáticos estará disponível muito em breve. Com isso, será possível tornar os pagamentos via Pix ainda mais versáteis.
No momento, a função está em fase de preparação pelo Banco Central.
Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam duas modalidades de parcelamento para transações via PIX: Crédito pessoal e Débito na fatura do cartão de crédito.
Parcelamento via PIX
O Pix parcelado é uma modalidade de linha de crédito, como se fosse um empréstimo que o banco oferece ao cliente.
Essa função ou serviço, nada mais é um limite adicional do no cartão de crédito, exclusivo para pagamentos via Pix, que pode ser parcelo ou não.
No entanto, mesmo a pessoa utilize essa função sem fazer o parcelamento, também haverá cobrança de juros pela transação.
Porém, o Débito na Fatura do Cartão de Crédito permite o uso do limite de crédito já estabelecido no cartão de crédito do cliente, debitando o valor da transação parcelada na fatura do cartão.
Contudo, apenas algumas instituições financeiras oferecem o serviço atualmente, mas o Banco Central está em vias de regularizar. Isso vai permitir que outras instituições também ofereçam.
A saber, a regularização é importante para determinar as regras e diretrizes do serviço e consequentemente, garantir a proteção necessárias aos usuários.
Transações internacionais com o PIX global
Uma das novidades mais esperadas entre os usuários mais abastados do Pix é possibilidade de fazer transações internacionais.
O Banco Central já informou que em breve a funcionalidade estará a disposição.
Dessa forma, será possível fazer pagamentos instantâneos a instituições financeiras estrangeiras.
Agendamento de pagamentos e outras novidades do PIX
A função Pix automático vai permitir a realização do agendamento de pagamentos, sem a exigência de autenticar cada uma das transações.
De acordo com o Banco Central, a novidade deve estrear no mês de abril de 2024.
Dessa forma os clientes poderão agendar os pagamentos em datas específicas, como as faturas, por exemplo, e assim, o valor é liberado automaticamente.
Todavia, uma das novidades do Pix que mais vai dar o que falar é possibilidade de fazer transações mesmo que esteja offline, ou seja, desconectado da internet
Além disso, ainda tem o PIX por aproximação, semelhante a como é feito com os cartões.
É importante lembrar que a maioria dessas novidades do Pix ainda não foram lançadas ou são oferecidos por poucas instituições financeiras.
Essas novidades são necessárias para que o Pix se consolide como líder em movimentações do cenário do país.
Por fim, para mais notícias e novidades sobre o Pix, clique aqui.