Os cidadãos brasileiros estão sendo surpreendidos com a nova opção de pagamento eletrônico. O Pix parcelado, que está sendo estudado pelo Governo Federal em parceria com o Banco Central.
Embora as fintechs já ofereçam essa opção, ainda não existe um padrão estabelecido para essa operação. Sobretudo, o que pode ser resolvido com as novas medidas governamentais.
O Ministério da Fazenda ressalta que ainda existem algumas questões a serem esclarecidas antes que a nova modalidade de pagamento esteja disponível para todos os brasileiros.
Para isso, o ministro Fernando Haddad se reuniu com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Para discutir as mudanças que serão feitas no Pix parcelado.
Segundo Haddad, as mudanças propostas pelo governo e pelo BC devem trazer inúmeros benefícios para o país.
Parcelamento no PIX
A princípio, o cliente que utilizar o Pix parcelado em suas compras terá os valores descontados diretamente em sua conta. Sobretudo, a ferramenta é parecida com um cartão de crédito. Entretanto, há uma cobrança de juros que deve ser observada pelos usuários da nova modalidade estabelecida pelo Governo Federal.
De fato, é importante que os usuários estejam atentos às taxas de juros cobradas no uso do Pix parcelado.
Como em qualquer modalidade de pagamento parcelado, é preciso ter cuidado para não comprometer o orçamento com parcelas que não cabem no bolso.
Além disso, é sempre recomendado comparar os preços e condições de pagamento em diferentes estabelecimentos antes de realizar a compra, para garantir que está fazendo um bom negócio e evitando dívidas desnecessárias.
É importante lembrar que o Pix parcelado ainda está em fase de estudos pelo Governo Federal e pelo Banco Central, portanto, ainda não há previsão de quando estará disponível para uso pelos usuários.
Como utilizar o parcelamento no PIX
Para utilizar o Pix parcelado, os usuários devem seguir os seguintes passos: acessar o aplicativo da instituição financeira que oferece a modalidade, selecionar a opção “Pagar com Pix” e escolher o tipo de chave para o pagamento, que pode ser e-mail, telefone celular, CPF ou chave aleatória.
Em seguida, deve-se selecionar a opção “Parcelamento” e confirmar a transação após verificar se todas as informações estão corretas.