no , ,

PIS/PASEP de R$1.302 Começa em JANEIRO? Veja o Calendário

novas datas do pis-pasep
novas datas do pis-pasep

Foi aprovado nesse mês o Abono do PIS-Pasep 2023 com o calendário divulgado pelo CPF. A resolução que estabelece o calendário de pagamento do abono salarial de 2023.

Desse modo, pelo calendário proposto para o PIS, a cada mês serão liberados dois lotes. Sendo que o trabalhador pode receber até um salário mínimo de abono, conforme os meses trabalhados de carteira assinada. Confira abaixo:

PIS/PASEP

Baseado na Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​.

Sobretudo, em conjunto com à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Calendário do PIS 2023

O calendário de pagamento do PIS aos trabalhadores da iniciativa privada segue de acordo com o mês de aniversário, conforme o cronograma:

Nascimento emRecebe a partir do diaPode retirar até o dia
Janeiro15 de fevereiro28 de dezembro
Fevereiro15 de fevereiro28 de dezembro
Março15 de março28 de dezembro
Abril15 de março28 de dezembro
Maio17 de abril28 de dezembro
Junho17 de abril28 de dezembro
Julho15 de maio28 de dezembro
Agosto15 de maio28 de dezembro
Setembro15 de junho28 de dezembro
Outubro15 de junho28 de dezembro
Novembro17 de julho28 de dezembro
Dezembro17 de julho28 de dezembro
Folha de São Paulo

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Em primeiro lugar, deve ficar claro que o pagamento do PIS é gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Logo, de acordo com as regras, para ter direito ao PIS é necessário:

  • Trabalhar com carteira assinada;
  • Receber até 2 salários mínimos por mês;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Também é preciso ter o número do PIS há pelo menos 5 anos;
  • Ter os dados atualizados pelo empregador, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

A Caixa efetua o pagamento do PIS, baseado no calendário base da instituição. De acordo com, informações oficiais, os trabalhadores que possuem conta poupança ou conta corrente na Caixa, com saldo disponível, podem receber os valores do abono diretamente nelas.