no , ,

PIS e PASEP em 2023: Veja a excelente notícia para este ano

PIS e PASEP em 2023: Veja a excelente notícia para este ano
PIS e PASEP em 2023: Veja a excelente notícia para este ano

Chegada do ano novo e crescem as expectativas para o calendário do PIS em 2023. Mas, a grande dúvida é, este será pago antecipadamente pelo governo? Se sim, vale ressaltar que com o aumento do salário-mínimo, os valores também devem ser reajustados. Veja tudo sobre o PIS e PASEP em 2023, agora mesmo.

Qual será o reajuste do PIS e PASEP em 2023?

PIS e PASEP são programas do governo que pagam contribuições sociais, trazendo benefícios aos empregados de empresas privadas. PIS significa programa de Integração social, administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, este ficou ao encargo do Banco do Brasil.

O PIS é reajustado conforme a inflação presente no ano anterior juntamente ao INPC, o índice nacional de preços ao consumidor. Em outras palavras, o reajuste seria de 2,7%.

Para ter direito ao PIS/PASEP o trabalhador precisa estar em dia com alguns requisitos. Os requisitos são: cinco anos ou mais de inscrição no programa, também é necessário 30 dias trabalhados no ano em questão. Ainda é necessário ter uma média máxima de até dois salários mínimos e claro, ter seus dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Mas como sacar o PIS e PASEP em 2023?

Como já mencionamos, ainda não se sabe se o mesmo será adiantado, mas, se não for, o pagamento começa a ser efetuado no dia 15 de fevereiro, sendo pago até o dia 28 de dezembro ainda neste mesmo ano. Acredita-se que em torno de 23,6 milhões de pessoas, que se encaixam em todas as descrições, devem receber o PIS.

É importante lembrar também que há um custo de R$ 24,4 bilhões pago pelo governo. Para ter uma ideia da data no qual você irá receber, saiba que a Caixa Econômica Federal faz o pagamento usando como base o mês de nascimento do recebedor, enquanto o Banco do Brasil, segue o último dígito do número do benefício.

Assim que receber, basta ir até as lotéricas e outros correspondentes da CAIXA Aqui, portando o cartão social e também a senha. Claro que também é possível acessar o PIS indo à agência bancária, basta apenas portar os documentos contendo o número do PIS e  um documento com foto. Lembrando que ainda  é possível acessar diretamente no caixa eletrônico.